Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9656
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AntonioLaureanoFilho.pdf528,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Incidência de lesão muscular em idosos que praticam exercícios na cidade de Remígio (PB)
Autor(es): Laureano Filho, Antônio
Orientador(es): Molina, Guilherme Eckhardt
Assunto: Exercícios físicos para idosos
Qualidade de vida
Idosos
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 10-Fev-2015
Referência: LAUREANO FILHO, Antônio. Incidência de lesão muscular em idosos que praticam exercícios na cidade de Remígio (PB). 2014. 57 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Duas Estradas-PB, 2014.
Resumo: Introdução: A saúde e a qualidade de vida dos idosos, mais que em outros grupos etários, sofrem a influência de múltiplos fatores físicos, psicológicos, sociais e culturais. Assim, avaliar e promover a saúde do idoso significa considerar variáveis de distintos campos do saber, numa atuação interdisciplinar e multidimensional. A qualidade de vida na Terceira Idade pode ser definida como a manutenção da saúde, em seu maior nível possível, em todos aspectos da vida humana: físico, social, psíquico e espiritual (Organização Mundial de Saúde,1991). De acordo com Mello e Tourinho Filho (2004), os exercícios resistidos solicitam os dois tipos básicos de fibras musculares que formam os músculos esqueléticos: fibras brancas e fibras vermelhas. Objetivos: Verificar a incidência de lesões musculares em idosos dos sexos masculino e feminino praticantes de exercícios resistidos em academia de ginástica localizada na cidade de Remígio (PB). Além disso, Verificar os efeitos e as sequelas que as lesões acarretam e identificar as relações entre as lesões, os exercícios e a quantidade deles e avaliar a correlação entre o número de lesões e o volume de exercícios resistidos. Análise dos Dados: Algumas condições físicas ocorrem com mais frequência com o aumento da idade. O corpo humano passa por várias transformações com o passar do tempo: a criança se torna adolescente com as mudanças hormonais, o adolescente se torna adulto, o adulto modifica seu corpo quando se torna idoso. Mas essa passagem do tempo pode ser amenizada com o cuidado com o organismo. A alimentação e a prática de exercícios são as principais maneiras de diminuir o impacto das mudanças em nosso corpo. O ideal seria começar a prática de esporte desde criança, mas nem sempre isso acontece. Conclusão: Através da pesquisa bibliográfica e das sínteses dos questionários pudemos verificar que os idosos sempre enfatizam as vantagens da prática de exercícios, principalmente em relação à saúde e a melhoria do condicionamento físico. Todos mostraram o interesse em continuar praticando, isso porque muitos já praticam há muitos anos. Evidenciaram que estimulam outros que ainda não frequentam a academia a aderirem a prática dos exercícios mostrando as vantagens que pode trazer pra vida de cada um.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons