Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9645
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_OtavioAntunesFilho.pdf533,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O esporte como conteúdo da educação física escolar em Buritis : realidade e desafios
Autor(es): Antunes Filho, Otávio
Orientador(es): Santos, Luiz Cezar dos
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Professores de educação física
Esportes
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 9-Fev-2015
Referência: ANTUNES FILHO, Otávio. O esporte como conteúdo da educação física escolar em Buritis: realidade e desafios. 2014. 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2014.
Resumo: Esta pesquisa refere-se ao estudo do esporte no âmbito escolar, em Buritis desvelando a maneira com que os professores elaboram e ministram as suas aulas de Educação Física. Atualmente, percebe-se a importância de uma avaliação para verificar o que poderiam fazer para incentivar a participação dos alunos nas mesmas, diante do fato de que a Educação Física escolar é influenciada pelo esporte de rendimento e incorpora a ideia da competição. Sendo assim, o problema a ser investigado é: qual a percepção dos professores de Buritis sobre o desenvolvimento do esporte nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II? E tendo como objetivo geral verificar a percepção dos professores de Educação Física da rede pública de Buritis sobre o desenvolvimento do esporte nas aulas de Educação Física. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi descritiva, sendo o instrumento de coleta de dados, um questionário com perguntas abertas aos professores de Educação Física desta cidade. Os dados foram analisados a partir das abordagens quantitativa e qualitativa. Como resultado da pesquisa, pode ser visto que a maioria dos professores mostrou uma percepção de que o esporte como conteúdo escolar está seguindo um padrão voltado para o capitalismo. Evidenciam se que, embora um grande percentual de professores demonstrarem preocupação e comprometimento com a educação e formação dos alunos. Estes às vezes não conseguem apresentar os melhores resultados devido às condições de trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons