Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9621
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PatriciaSiqueiraDeLima.pdf2,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Condições de trabalho e organização do trabalho : estudo de caso em duas organizações avícolas integradas do Distrito Federal
Autor(es): Lima, Patrícia Siqueira de
Orientador(es): Guimarães, Magali Costa
Assunto: Condições de trabalho - Distrito Federal (DF)
Avicultura
Distrito Federal (DF) - instalações avícolas
Organização do trabalho
Data de apresentação: 10-Nov-2014
Data de publicação: 5-Fev-2015
Referência: LIMA, Patrícia Siqueira de. Condições de trabalho e organização do trabalho: estudo de caso em duas organizações avícolas integradas do Distrito Federal. 2014. 112 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Objetivou-se nesta pesquisa investigar as condições de trabalho e a organização do trabalho em duas organizações avícolas integradas do Distrito Federal. A escolha desse setor se deu por ser um setor de intenso crescimento e por, aproximadamente, 90% da avicultura brasileira estar sob o sistema integrado entre produtores e agroindústria. Além da considerável expansão da produção avícola em direção ao Centro-Oeste. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa formulários, e entrevistas semiestruturadas com os gestores e trabalhadores das organizações e observações livres nas granjas analisadas. Para análise dos dados foi realizada uma análise descritiva e análise de conteúdo com categorizações temáticas dos dados coletados. As maiores queixas por parte dos trabalhadores e dos gestores são acerca das condições de trabalho presente atualmente nas granjas, com 75,68% das verbalizações acerca de aspectos negativos relacionados a essas condições, mais especificamente sobre os instrumentos e equipamentos que são utilizados por eles. Em relação à organização do trabalho, 24,32% dos discursos dos trabalhadores estão relacionados aos aspectos negativos dessa categoria. Contatou-se que as investigações neste alo da cadeia são essenciais para a manutenção de relações mais justas entre os atores, e consequentemente, a cadeia avícola como um todo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Graduação em Gestão de Agronegócios, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons