Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9614
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ElizabethLuizSobrinho.pdf786,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da mídia no ensino do futebol na educação física em uma escola privada de Buritis/MG
Autor(es): Sobrinho, Elizabeth Luiz
Orientador(es): Santos, Luiz Cezar dos
Assunto: Educação física
Televisão e adolescentes
Futebol
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 5-Fev-2015
Referência: SOBRINHO, Elizabeth Luiz. A influência da mídia no ensino do futebol na educação física em uma escola privada de Buritis/MG. 2014. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2014.
Resumo: O futebol como um dos principais fenômenos socioculturais da atualidade, é capaz de influenciar diversos segmentos da sociedade, tanto econômico, político, cultura e social. Charles Miller nem imaginava que o esporte trazido por ele seria reinventado, aperfeiçoado, idolatrado e adotado pelo povo brasileiro de tal maneira e com tamanha intensidade, que chegaria a ser mundialmente conhecido como o esporte do Brasil. O presente estudo é de caráter qualitativo, que visa compreender e interpretar o fenômeno esporte a partir de uma revisão literária e da influência da mídia no ensino do futebol nas aulas de Educação Física. Através de uma entrevista semi-estruturada, este estudo busca constatar se a mídia contribui para a formação de personalidade e nos comportamentos dos alunos do ensino fundamental II em relação ao futebol. Analisar se o futebol competitivo predomina na aula de educação física por interferência da mídia. Ressaltando se os adolescentes conseguem diferenciar as notícias que ouvem, percebendo e analisando quais são verdadeiras ou quais é apenas marketing esportivo e pessoal. Desenvolver um discurso diante do fenômeno futebol, conhecer sua origem, cultura e arte. Analisar temas como consumismo, futebol espetacular e implicações da mídia na escola. A pesquisa proposta pretende proporcionar um texto que possa subsidiar reflexões, especialmente acerca de como tratar este tema como parte integrante dos planejamentos didáticos, observando o ponto de vista dos alunos. Nesta pesquisa verificou-se que os alunos em sua maioria acompanham o futebol pela mídia desde aos 06 anos. Os alunos consideram o futebol nas aulas de educação física uma prática competitiva. Os alunos afirmaram que o futebol ministrado nas aulas de educação física é como mostrado na mídia. Na percepção dos alunos a mídia mostra mais episódios bons do que episódios ruins. Eles não consideram as informações da mídia como ruins, ou não se dá conta que são manipulados por ela.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons