Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9614
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ElizabethLuizSobrinho.pdf786,85 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Luiz Cezar dos-
dc.contributor.authorSobrinho, Elizabeth Luiz-
dc.identifier.citationSOBRINHO, Elizabeth Luiz. A influência da mídia no ensino do futebol na educação física em uma escola privada de Buritis/MG. 2014. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractO futebol como um dos principais fenômenos socioculturais da atualidade, é capaz de influenciar diversos segmentos da sociedade, tanto econômico, político, cultura e social. Charles Miller nem imaginava que o esporte trazido por ele seria reinventado, aperfeiçoado, idolatrado e adotado pelo povo brasileiro de tal maneira e com tamanha intensidade, que chegaria a ser mundialmente conhecido como o esporte do Brasil. O presente estudo é de caráter qualitativo, que visa compreender e interpretar o fenômeno esporte a partir de uma revisão literária e da influência da mídia no ensino do futebol nas aulas de Educação Física. Através de uma entrevista semi-estruturada, este estudo busca constatar se a mídia contribui para a formação de personalidade e nos comportamentos dos alunos do ensino fundamental II em relação ao futebol. Analisar se o futebol competitivo predomina na aula de educação física por interferência da mídia. Ressaltando se os adolescentes conseguem diferenciar as notícias que ouvem, percebendo e analisando quais são verdadeiras ou quais é apenas marketing esportivo e pessoal. Desenvolver um discurso diante do fenômeno futebol, conhecer sua origem, cultura e arte. Analisar temas como consumismo, futebol espetacular e implicações da mídia na escola. A pesquisa proposta pretende proporcionar um texto que possa subsidiar reflexões, especialmente acerca de como tratar este tema como parte integrante dos planejamentos didáticos, observando o ponto de vista dos alunos. Nesta pesquisa verificou-se que os alunos em sua maioria acompanham o futebol pela mídia desde aos 06 anos. Os alunos consideram o futebol nas aulas de educação física uma prática competitiva. Os alunos afirmaram que o futebol ministrado nas aulas de educação física é como mostrado na mídia. Na percepção dos alunos a mídia mostra mais episódios bons do que episódios ruins. Eles não consideram as informações da mídia como ruins, ou não se dá conta que são manipulados por ela.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação físicaen
dc.subject.keywordTelevisão e adolescentesen
dc.subject.keywordFutebolen
dc.titleA influência da mídia no ensino do futebol na educação física em uma escola privada de Buritis/MGen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-02-05T12:57:37Z-
dc.date.available2015-02-05T12:57:37Z-
dc.date.issued2015-02-05T12:57:37Z-
dc.date.submitted2014-12-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9614-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons