Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/960
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_DanielFávero.pdf2,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Conversor analógico digital para um sistema em chip
Autor(es): Fávero, Daniel
Orientador(es): Costa, José Camargo da
Assunto: Sistemas de comunicação sem fio
Conversores digitais-analógicos
Processamento de sinais
Data de apresentação: Jul-2003
Data de publicação: 25-Mai-2010
Referência: FÁVERO, Daniel. Conversor analógico digital para um sistema em chip. 2003. 78 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: O escopo principal desta monografia é o projeto de um conversor analógico digital em chip empregando a tecnologia Sigma-Delta com a utilização de um modulador de segunda ordem. Neste trabalho são abordadas análises e metodologias de projeto dos componentes necessários a implementação do modulador, componente do processamento analógico e uma simples especificação do decimador, componente do processamento digital. O desenvolvimento deste conversor é parte integrante de um sistema hardware/software para comunicação sem fio, constituindo-se de um microprocessador com arquitetura RISC de 16-bits, Memórias, Interface analógica e digital e seção de RF que serão implementados em um único chip. A arquitetura sigma delta de 2ª ordem empregada a uma taxa de sobre-amostragem de 42X é capaz de alcançar uma resolução de 10-bits convertendo sinais analógicos a uma taxa de até 20KHz. São desenvolvidos os módulos constituintes do modulador (integrador, quantizador e conversor D/A) e seus respectivos sub-blocos utilizando todos a tecnologia de integração CMOS de 0,35μm, operando a uma freqüência de amostragem 1,68MS/s e alcançando uma faixa dinâmica de até 62dB com uma fonte de alimentação de 3.3V.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.07.TCC.960
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.