Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9598
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LarissaSantosMiranda.pdf422,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma nova abordagem de revisão textual : o revisor com um olhar crítico e reflexivo
Autor(es): Miranda, Larissa Santos
Orientador(es): Silva, Francisca Cordélia Oliveira da
Assunto: Revisão de textos
Análise do Discurso Crítica (ADC)
Profissional de Letras - prática profissional
Data de apresentação: 24-Nov-2014
Data de publicação: 4-Fev-2015
Referência: MIRANDA, Larissa Santos. Uma nova abordagem de revisão textual: o revisor com um olhar crítico e reflexivo. 2014. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de estudar a Revisão de Texto, sob um novo aspecto e com um olhar diferenciado, com o intuito de amenizar a visão reducionista acerca dessa atividade, que a transforma em um processo mecanizado, fato a ser confirmado a partir da análise dos dados, pois se perceberá a utilização constante das normas da Gramática Tradicional no trabalho com o texto, excluindo outras formas de análise, sendo importante enfatizar os diversos discursos e significações presentes nele. Como fundamentação teórica, serão apresentados os princípios básicos da Análise do Discurso Crítica, com enfoque, principalmente, nas ideias de Fairclough (2001), um dos precursores desse estudo, para proporcionar uma reflexão que vai além da mera aplicação das normas da Gramática Tradicional na Revisão de Texto. Além do mais, será destacado o conceito de Revisão segundo Malta (2000) e Coelho Neto (2008), estudiosos engajados no assunto e autores de manuais consagrados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons