Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9551
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarleneDeSouzaParentes.pdf320,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O brincar como ferramenta pedagógica na educação infantil
Autor(es): Parentes, Marlene de Souza
Orientador(es): Soares, José Manoel Montanha da Silveira
Assunto: Atividades lúdicas
Educação de crianças
Crianças - desenvolvimento
Brincadeiras
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 2-Fev-2015
Referência: PARENTES, Marlene de Souza. O brincar como ferramenta pedagógica na educação infantil. 2014. 40 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Primavera do Leste-MT, 2014.
Resumo: O presente trabalho visa analisar importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. Ainda este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças. e além disso, vem os mostrar que o brincar serve como ferramenta para o desenvolvimento cognitivo, físico, social, emocional e cultural da criança. Ele nos traz também, qual é o papel do professor como mediador frente às atividades lúdicas, dirigidas ou livres.[e para isso é preciso que o educador entenda que seu papel é importante como motivador deste processo educacional. Portanto, para realizar este trabalho, foi utilizado a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema e em especial, a pesquisa de campo. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons