Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9503
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RomualdoBragaAlvesdaSilva.pdf3,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da inércia de giração em rotores de turbinas eólicas
Autor(es): Silva, Romualdo Braga Alves da
Orientador(es): Morais, Marcus Vinicius Girão de
Assunto: Bancada didática experimental
Turbinas eólicas
Pêndulo
Propagação de erros
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 27-Jan-2015
Referência: SILVA, Romualdo Braga Alves da. Avaliação da inércia de giração em rotores de turbinas eólicas. 2014. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade a construção e a validação de uma Bancada experimental para a obtenção do momento de inércia de giração em corpos rígidos. Para tal propósito, alguns métodos experimentais foram estudados e analisados. Após este levantamento, avaliou-se que o Método do Pêndulo Trifilar Torcional era o mais indicado e eficaz para se obter o tensor inercial para corpos mais complexos. Uma Bancada experimental então foi construída, seguindo os mesmos procedimentos do método escolhido, e testada através de ensaios experimentais, utilizando um modelo de corpo com geometria simples e regular, e outro com geometria complexa, já previamente definidos. Primeiramente, é apresentada uma abordagem de todo o referencial teórico do Método do Pêndulo Trifilar e seus devidos procedimentos, e em seguida são feitas as experimentações práticas na Bancada com os corpos. Os resultados finais obtidos de momento de inércia dos corpos, juntamente com erros experimentais e propagação das incertezas são comparados e discutidos ao final, analisando a exatidão e a confiabilidade da Bancada construída. Para perspectivas futuras deste trabalho, a Bancada experimental serviu de ensaio para a análise inercial de dois rotores de uma turbina eólica de eixo horizontal (TEEH) de pequeno porte.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons