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Título: Sistema inteligente para aumento da confiabilidade nas informações sobre transporte público
Autor(es): Queiroz, Rafael de Souza
Orientador(es): Braz, Fabricio Ataides
Assunto: Distrito Federal (DF) - transporte público
Transporte público
Mobilidade urbana
Sistemas inteligentes de transporte
Data de apresentação: 26-Nov-2014
Data de publicação: 26-Jan-2015
Referência: QUEIROZ, Rafael de Souza. Sistema inteligente para aumento da confiabilidade nas informações sobre transporte público. 2014. 86 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O transporte público coletivo do Distrito Federal é conhecido como ineficiente e de baixa qualidade, devido à superlotação e irregularidade de horários. Abordagens para mudar esse fato, como a mudança para um sistema integrado de tarifação e renovação da frota, ainda não são suficientes. Para que sejam adotadas ações eficientes sobre o problema é necessário mensurar inicialmente a demanda variável por transporte público e o mapeamento da movimentação da população por ônibus. O conhecimento da população sobre localização e lotação de determinado ônibus pode ajudar no planejamento individual do uso deste, reduzindo o tempo desnecessário de espera nos pontos de parada. Consequentemente, aumenta o conforto das viagens com a redução da superlotação, assim como beneficia as empresas de transporte com redução da sublotação. O objetivo desse trabalho é levantar e apresentar características de um sistema inteligente para aumento da confiabilidade nas informações sobre transporte público coletivo modal ônibus do Distrito Federal que permita o mapeamento dos pontos de parada e da lotação dos ônibus, que possa assim, possibilitar a construção de ferramentas que estimulem o uso do transporte público e melhorem a mobilidade urbana.
Abstract: The public transportation of Brazil’s Federal District is known as inefficient and as “low level quality” due to overcrowding and irregularity of schedules. Some approaches to change this scenario, as the shift to an integrated billing model and bus fleet renewal are not enough yet. To adopt effective actions on these issues, is necessary to measure first public transportation variable demands and mapping crowd mobility by bus. The information to people about location and occupancy rates of busesmay help the individual planning of use of them, reducing waste of time waiting at bus stop. Thereafter, it increases the comfort of travels by reducing overcrowding, as well as benefiting transportation companies with low levels of under expected occupancy rates. This work aims to present characteristics of an intelligent system to improve the reliability of information about public transportation by bus of Federal District, to enable bus stop mapping, and occupancy rates mapping and can thus enable building tools which encourage the use of public transport and improve urban mobility.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014.
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