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Título: O impacto do design emocional na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha
Autor(es): Silva, Fábio Marques Brito da
Orientador(es): Kafure Muñoz, Ivette
Assunto: Recuperação da informação
Catálogo Público de Acesso em Linha (OPAC)
Catálogos de bibliotecas
Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Data de apresentação: 25-Nov-2009
Data de publicação: 20-Mai-2010
Referência: SILVA, Fábio Marques Brito da. O impacto do design emocional na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha. 2009. 61 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O design emocional da informação tornou-se uma preocupação para as ciências que lidam com a organização do conhecimento registrado e com a recuperação da informação, devido à importância das emoções, que sensibilizam os usuários de produtos informacionais, tornando-os receptivos ou não receptivos e influenciando-os na hora da busca. Os catálogos públicos de acesso em linha (OPACs) de bibliotecas, como um desses produtos, normalmente não levam em consideração o design emocional para o desenvolvimento da aparência de suas interfaces, sendo utilizados designs direcionados apenas com a parte funcional. Tendo em vista essa situação, o presente trabalho procurou analisar a interface do OPAC da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB) levando em consideração os princípios do design emocional, o nível de satisfação dos usuários em relação ao catálogo e apresentar sugestões que podem ser aplicadas à interface para enriquecer a sua interação emocional, por meio de modificações. Os dados foram coletados em testes e pré-testes, depois dos usuários verem a interface do OPAC e relatarem suas emoções diante dela. Posteriormente, foram analisados, descritos e alguns transformados em recomendações aplicadas a protótipos em papel da interface do OPAC, encontrados no final do trabalho. Confirmou-se que diante da versão final do protótipo em papel da interface modificado, os estados afetivos dos usuários ficaram melhores, do que diante da interface original do catálogo. Na interface original ficaram, em geral, neutros e diante do protótipo em papel após as modificações, positivos.
Abstract: The emotional design of information has become a concern for the sciences that deal with the organization of recorded knowledge and information retrieval, because of the importance of emotions, which affects users of information products, making them receptive or unreceptive and influencing at the time of the search. The Online Public Access Catalogues (OPACs) of libraries, as one of these products, generally do not consider the emotional design to the development of its interfaces’ appearance, using designs, directed solely with the functional part. Given this situation, this study was made to analyze the interface of the OPAC’s Central Library (BCE) of the University of Brasília (UnB) considering the principles of emotional design, the level of user’s satisfaction in relation to the catalogue and making suggestions that can be applied on the interface to enrich its emotional interaction, through modifications. Data were collected in pre-tests and tests after the users see the OPAC’s interface and report their emotions in front of her. Were subsequently analyzed, described and some were turned into recommendations applied to paper prototypes of OPAC’s interface, found at the end of this work. It was confirmed that the users’ affective states in front of the paper prototype’s final version of the modified interface were better than the affective states of the users in front of the catalogue’s original interface. On the original interface, generally, they were neutrals and on the paper prototype, after the modifications, positives.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.11.TCC.947
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