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Título: Experiência de uma prática pedagógica com a leitura e a escrita em escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Ramos, Bruna de Araújo
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Práticas pedagógicas
Alfabetização
Letramento
Comunicação social - crianças
Professores - formação continuada
Escolas públicas
Data de apresentação: 5-Dez-2014
Data de publicação: 23-Jan-2015
Referência: RAMOS, Bruna de Araújo. Experiência de uma prática pedagógica com a leitura e a escrita em escola pública do Distrito Federal. 2014. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esse relato da experiência de uma prática pedagógica com leitura e escrita em escola pública do Distrito Federal tem por objetivo ser um texto inspirador, de ações voltadas à apropriação da leitura e da escrita, bem como, de apresentação conceitual sobre alfabetização e letramento. Com caráter de relato, o texto traz uma abordagem teórica e prática que se entrelaçam durante as análises. O texto foi inspirado pelas minhas motivações com a leitura e a escrita em classe de alfabetização. Os registros relatam como foi essa experiência durante o período letivo de março de 2004 a dezembro de 2014, meus dez anos como professora alfabetizadora. A experiência foi realizada em escola classe do Paranoá embasada nas noções conceituais sobre apropriação da leitura e da escrita pelas crianças em processo de alfabetização, do ensino da língua portuguesa, da alfabetização e do letramento aplicados na sala de aula, da necessidade de aprofundamento teórico das práticas de apropriação da leitura e da escrita. O período da práxis confere grande parte do trabalho, trazendo o leitor para o universo das ações cotidianas do professor de classe de alfabetização. A pesquisa empregada diz respeito ao relato, as análises teóricas e o estreitamento entre o fazer do professor e os aportes teóricos sobre a apropriação da leitura e da escrita em classes de alfabetização. Registra-se que foi utilizado um delineamento de trabalho baseado na práxis. Sendo apresentados conceitos, sobre alfabetização e letramento, sobre as relações entre ensino da língua portuguesa e a alfabetização/letramento nos fazeres das salas de aula, bem como, o trabalho com a língua portuguesa, dentro do eixo alfabetização e letramento que contemplam oestudo da língua a partir do seu uso social. São reflexões dessa experiência a importânciados conceitos de alfabetização e de letramento para a apropriação da leitura e da escrita por alunos da escola pública do Distrito Federal, a necessidade em se fazer avanços nos estudos neste campo e o trabalho e as ações desenvolvidas em classes de alfabetização. Este estudo tem seu foco voltado para os seguintes objetivos específicos: Mostrar como minha prática em uma escola pôde contribuir para melhorar minha formação no campo da leitura e da escrita. Perceber a importância da leitura e da escrita para os processos de comunicação social das crianças em processo de alfabetização. Identificar os processos de formação continuada de professores. Identificar o papel das instituições de ensino (escola) na formação prática e teórica dos professores. A metodologia é pautada na reflexão de minhas experiências, como professora de classes de alfabetização, que se questiona como ocorrem os processos de apropriação da leitura e da escrita? A experiência mostrou que os processos de alfabetização e letramento ocorrem partindo do entendimento do professor de que a criança já é um usuário competente da língua materna. E partindo dessa constatação infere-se que as crianças elaboram hipóteses de comunicação escrita, que as direcionam para a produção escrita alfabética. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
This account of the experience of a pedagogical practice with reading and writing in public school in the Federal District aims to be an inspiring text of actions aimed at reading and writing appropriation, as well as conceptual presentation on literacy and literacy. With report of character, the text provides a theoretical and practical approach that intertwine during analysis. The text was inspired by my motivations with reading and writing literacy class. The records relate how was that experience during the school from March 2004 to December 2014, my ten years as a literacy teacher. The experiment was performed in Paranoá class school grounded in the conceptual notions of appropriation of reading and writing by children in the literacy process of the Portuguese language, literacy and literacy applied in the classroom, the need for advanced theory of reading ownership practices and writing. The period of praxis gives much of the work, bringing the reader into the world of everyday actions of the literacy class teacher. The research employed with respect to the account, the theoretical analysis and the narrowing between making the teacher and theoretical studies about the reading and writing appropriation in literacy classes. Join a working design based on praxis was used. Being presented concepts, literacy and literacy, on relations between the Portuguese language and literacy / literacy in the doings of the classrooms, as well as work with the Portuguese language within the axis literacy and literacy that include the study of language from its social use. Are reflections of that experience the importance of literacy concepts and literacy for the appropriation of reading and writing by students from public schools of the Federal District, the necessity to make advances in the studies in this field and work and actions developed in class literacy. This study focuses facing the following specific objectives: To show how my practice in a school could help to improve my training in reading and writing field. Realize the importance of reading and writing for the media files of children in literacy. Identify the continuing education process teachers. Identify the role of educational institutions (school) in practical and theoretical training of teachers. The methodology is based on the reflection of my experiences as a teacher of literacy classes, which asks how occur the reading processes of appropriation and writing? Experience has shown that literacy and literacy processes occur starting from the teacher's understanding that the child is a competent user of the mother tongue. And based on this finding children up infers elaborate communication hypotheses writing, the direct to alphabetic writing production.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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