Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9464
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JuciellyMariaDaSilvaAlves.pdf865,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desenvolvimento cognitivo das crianças surdas a partir de narrativas do documentário “sou surda e não sabia”
Autor(es): Alves, Jucielly Maria Da Silva
Orientador(es): Kuchenbecker, Liège Gemelli
Assunto: Língua brasileira de sinais
Surdos
Surdos - educação
Desenvolvimento cognitivo
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 23-Jan-2015
Referência: ALVES, Jucielly Maria Da Silva. O desenvolvimento cognitivo das crianças surdas a partir de narrativas do documentário “sou surda e não sabia”. 2014. 69 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho monográfico tem como proposta relatar como ocorre o processo de desenvolvimento cognitivo das crianças surdas na perspectiva histórico-cultural de Lev Vigotsky e fazer correlações do referido processo às narrativas da personagem Sandrine do documentário “Sou surda e não sabia”. Além disso, busco apresentar a partir da fundamentação teórica das obras de Vigotsky que discorrem sobre pensamento e linguagem e também de autores que abordam a temática da educação de surdos, as etapas do desenvolvimento linguístico das crianças surdas. Os resultados da presente pesquisa apontam para o papel imprescindível que a linguagem assume no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças surdas e ressaltam a importância da comunicação em Língua de Sinais. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
This monograph intends to relate about the cognitive development of deaf children, according to the cultural-history perspective of Lev Vigotsky. There will still be a correlation between this development process and some narratives of Sandrine, a personage of the documentary “Deaf and misunderstandings”. From analysis in studies of Vigotsky reporting thought and language and others authors that approach issues related to deaf education, I will examine how the language development of deaf children occurs and recognize the stages of this process. Thereafter, will be possible a perfect comprehension about this theme and the importance of the Sign Language to deaf’s communication. The results of this search will auxiliary in comprehension about how important the language is to the cognitive development process of deaf children.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons