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Título: Educação integral na visão de Anísio Teixeira : um estudo de caso na Escola Classe 215 de Santa Maria, Distrito Federal
Autor(es): Ribeiro, Fernando Pereira
Orientador(es): Moraes, Raquel de Almeida
Assunto: Educação integral
Teixeira, Anísio, 1900 - 1971
Qualidade (Educação)
Professores - formação continuada
Data de apresentação: 18-Dez-2014
Data de publicação: 23-Jan-2015
Referência: RIBEIRO, Fernando Pereira. Educação integral na visão de Anísio Teixeira: um estudo de caso na Escola Classe 215 de Santa Maria, Distrito Federal. 2014. 88 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A educação integral está sendo implantada em todo território nacional, avançando cada vez mais como uma solução para a defasagem educacional presente há tantos anos na educação brasileira. Porém, este modelo de educação não é novo e grandes pensadores, entre eles Anísio Teixeira, promoveram uma reforma educacional com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932. Embora tenham encontrado grandes barreiras para o avanço da educação, o legado ideológico encontrou mais educadores e se tornou ferramenta para ser defendida em prol da melhoria do sistema educacional brasileiro. Este estudo teve como objetivo pesquisar as melhorias na educação desde a luta de Anísio Teixeira e o pensamento dos educadores da atualidade. A presente pesquisa utilizou o método exploratório, no qual foi aplicado um questionário com 10 questões abertas sobre educação integral. Participaram da pesquisa 10 professores e 2 coordenadoras da Escola Classe 215 de Santa Maria – DF. Constatou-se que as barreiras enfrentadas pelos educadores da escola pesquisada são semelhantes às enfrentadas pelos pioneiros da educação, como a falta de apoio do governo para garantir uma estrutura melhor de ensino, uma educação de qualidade para poucos e a falta de investimento na capacitação dos docentes. Os professores se adaptam ao sistema educacional defasado e tentam se adequar ao modelo de educação integral. Ainda falta a participação da família na vida escolar das crianças, falta a participação da comunidade nas ações pedagógicas da escola. Porém, existiu um avanço da educação nas últimas décadas. Necessita-se de continuar progredindo e não deixar que a educação brasileira estacione novamente. ________________________________________________________________________ RESUMEN
La educación integral se está implementando en todo el país, progresando como una solución a esta laguna educativa que perduró durante tantos años en la educación brasileña. Sin embargo, este modelo de educación no es nuevo y los grandes pensadores, entre ellos Anísio Teixeira, promovieron la reforma educativa con el Manifiesto de los Pioneros de la Nueva Educación de 1932. Aunque se encontraron grandes obstáculos para el progreso de la educación, el legado ideológico encontró más educadores y se convirtió en una herramienta a ser defendida en favor de la mejora del sistema educativo brasileño. Este estudio tuvo como objetivo investigar las mejoras en la educación desde la lucha de Anísio Teixeira y el pensamiento de los educadores de la actualidad. Esta investigación utilizó el método exploratorio, en los que se administró un cuestionario a 10 preguntas abiertas acerca de la educación integral. Los participantes fueron 10 maestros y dos coordinadores de la clase Escuela 215 Santa Maria - DF. Se constató que las barreras que enfrentan los educadores de la escuela investigada son similares a los que enfrentaron los pioneros de la educación, como la falta de estructura de apoyo del gobierno para garantizar una mejor estructura de enseñanza, una educación de calidad para unos pocos y la falta de inversión en la formación de profesores. Los profesores se adaptan al sistema educativo obsoleto e intentan ajustarse al modelo de educación integral. Aún falta la participación de la familia en la vida escolar de los niños, y también la participación de la comunidad en las actividades educativas de la escuela. Sin embargo, se produjo un avance de la educación en las últimas décadas. Necesitamos seguir avanzando y no dejar que se estacione la educación brasileña nuevamente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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