Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9462
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DeboraDeyaneSilvaLeonardo.pdf2,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de relacionamento entre alunos surdos e ouvintes em uma escola inclusiva
Outros títulos: The relationship process between deaf and listeners students in an inclusive school
Autor(es): Leonardo, Débora Deyane Silva
Orientador(es): Buzar, Edeilce Aparecida Santos
Assunto: Surdos - educação
Inclusão escolar
Comunicação na educação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 23-Jan-2015
Referência: LEONARDO, Débora Deyane Silva. O processo de relacionamento entre alunos surdos e ouvintes em uma escola inclusiva. 2014. 83 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a relação entre os alunos surdos e ouvintes em uma escola inclusiva, priorizando os processos de comunicação e convivência utilizados tanto na sala de aula quanto nos espaços recreativos. Para isso, os objetivos específicos buscaram analisar a relação que se estabelece entre os alunos surdos/alunos surdos, alunos surdos/alunos ouvintes, alunos surdo/professor e os processos de comunicação e convivência utilizados para que as interações entre os alunos pudessem estar acontecendo no âmbito escolar. A discussão teórica parte do princípio de que todos têm direito à educação, inclusive alunos com deficiência e que um dos grandes problemas enfrentados na educação de surdos diz respeito às línguas, principalmente nas relações de força entre a língua majoritária (língua oral) e a língua de sinais, língua da minoria surda. Considerando também que, através da comunicação e das relações sociais, o sujeito adquire possibilidades para que haja a construção dos saberes, a representação de si próprio e do mundo, em interação com os demais. A pesquisa empírica, de natureza qualitativa, utilizou a observação como ferramenta metodológica a fim de conhecer como ocorre a comunicação e a convivência dos alunos surdos em uma escola inclusiva do Gama/DF. De posse dos fatos observados, organizamos os dados em duas categorias: Comunicação e Convivência, enfatizando a relação entre os pares surdos, os colegas ouvintes e as professoras da turma observada. Os resultados sugerem que na escola pesquisada há indícios de uma comunicação elementar e de uma boa convivência entre os participantes, no entanto, não há uma política pública linguística que invista na comunidade escolar, no intuito de dirimir possíveis obstáculos à comunicação e à convivência entre os alunos surdos e as demais pessoas da escola, ou seja, da inclusão propriamente dita.
Abstract: This study has the general objective to analize the relation between deaf students and listeners in a inclusive school, prioritizing the comunication and acquaintanceship process used both in the classroom and in recreational areas. For this, the specific objectives sought to analyze the level of relationship established between the deaf students / deaf students, deaf students / listener student, deaf student / teacher and the comunication and acquaintanceship process used for the interation of the students coud be happening om the school place. The theoretical discussion assumes that everyone has the right to education, including students with disabilities. And one of the most problems faced in deaf education is about the languages, specialy in the power relations between the majority language (oral language) and the signs language, language of the deaf minority. Considering also that, through communication and social relations, the man acquires possibilities so there is the construction of knowledge, the representation of himself and the world. Empirical research, qualitative, using observation as a methodological tool to understand how communication occurs and the coexistence of deaf students at an inclusive school of Gama/DF. Possession of the facts observed, organize the data into two categories: Communication and Coexistence, emphasizing the relationship between the deaf peers, colleagues and listeners teachers observed the class. The results suggest that the school researched for evidence of an elementary communication and a good relationship between the participants, however, dosen't exist a linguistic public policy that invests in the school community in order to address possible obstacles to communication and interaction between deaf students and others in the school, i.e. the inclusion itself.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons