Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso decorre da alfabetização realizada pela graduanda com seus avôs maternos Alderica Martins Mascêne (74 anos) e Denis Cândido Ornelas (74 anos) em uma perspectiva humanizante e libertadora iniciada em março de 2012 paralelamente a turma da disciplina Educação de Adultos ministrada e sob orientação da professora Nirce Barbosa de Castro Ferreira na Universidade de Brasília (UnB) dentro da Faculdade de Educação (FE). A escolha do tema deu-se pelo vínculo afetivo, mas também pelas inquietações que o processo de alfabetização, não concluído, mas iniciado diversas vezes, causou aos alfabetizandos. Apresento aqui uma Educação de Adultos Idosos baseada no método Paulo Freire aliado às práticas de Renato Hilário dos Reis, em que a alfabetização tem seu norte fundante na incorporação e valorização do conhecimento de mundo de Denis e Alderica. O método utilizado baseia-se no estudo de caso participante etnográfico em uma abordagem qualitativa. A divisão deste trabalho é sequenciada em três partes. A primeira constitui o memorial em que apresento o relato de minha história de vida. A segunda parte é a monografia em si, contemplando a justificativa, objetivo geral e específico, procedimentos metodológicos/resultados, considerações finais, anexos, apêndices e referências. E a terceira e última parte é o projeto de vida profissional. ________________________________________________________________________ ABSTRACT This final paper is regarding the literacy conducted by the graduating student with her maternal grandparents Alderica Martins Mascêne (74) and Denis Cândido Ornelas (74) in a humanizing and liberating perspective started in March of 2012 in parallel with the Educação de Adultos subject given and under orientation of Nirce Barbosa de Castro Ferreira at Universidade de Brasília (UnB) in the Faculdade de Educação (FE). The theme choice was given by the affective bond, but by the concerns that the incomplete, but started several times, literacy process caused to the learners as well. In this paper an Educação de Adultos Idosos based on the Paulo Freire method combined with Renato Hilário dos Reis practices, which literacy has its North in the incorporation and appreciation of world knowledge of Denis and Alderica. The method used is based on the case study participant ethnography in a qualitative approach. This paper is divided into three parts. The first part constitutes a memorial where I present my life story report. The second part is the monograph itself, contemplating justification, general and specific objectives, methodological/results procedures, final considerations, attachments, appendix and reference list. The third and final part is the professional life project. |