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Título: O ato de desenhar : a linguagem peculiar da criança pequena
Autor(es): Gonçalves, Fernanda de Sena
Orientador(es): Cavaton, Maria Fernanda Farah
Assunto: Desenho infantil
Educação de crianças
Imaginação nas crianças
Data de apresentação: Nov-2014
Data de publicação: 23-Jan-2015
Referência: GONÇALVES, Fernanda de Sena. O ato de desenhar: a linguagem peculiar da criança pequena. 2014. 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta o desenho infantil, objetivando analisar o processo e o produto do desenho da criança pequena, tendo como objetivos específicos: descrever os processos de criação desencadeados pelo desenho livre, verificar o conteúdo dos desenhos das crianças a partir de um passeio ao zoológico e analisar o desenho do reconto da história proposta. O referencial teórico aborda um breve histórico de como começou o estudo sobre o desenho infantil e a descoberta de sua importância, seguindo com o desenvolvimento da criança pequena, que inclui como a criança evolui e quais ferramentas culturais ela usa para isso, e finalmente chegando ao desenho infantil, como ele é feito e o que ele significa para a criança pequena. A metodologia foi pesquisa qualitativa, baseada em observação com caráter descritivo e configura pesquisa-ação. Foram estruturadas três sessões de aproximadamente quarenta minutos, fora do contexto de sala de aula: desenho livre, desenho motivado por um passeio ao zoológico e desenho para recontar uma história infantil. Os participantes são quatro crianças de quatro a seis anos, que já conviviam previamente à pesquisa, e a pesquisadora. Os resultados encontrados foram: as crianças apresentam estratégias de outros sistemas simbólicos como a gesticulação de movimentação física, a fala, em que questionam, dialogam e falam egocentricamente, que se refletem no produto. Inicialmente utilizaram seus conhecimentos prévios e depois extrapolaram desenvolvendo imaginação com novos conhecimentos. O processo de desenhar das crianças envolveu fala egocêntrica, gestos, diálogo entre pares. Foi verificada a importância do desenho no desenvolvimento da criança pequena. As crianças puderam desenhar livremente, expressando assim seus sentimentos e conhecimentos em imagens. A compreensão do processo do ato de desenhar e do produto final da criança pequena remete à relação que faz com as produções gráficas livres, quase sempre acompanhadas pela fala.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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