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https://bdm.unb.br/handle/10483/9454
Título: | A representação de transexuais e travestis no cinema brasileiro |
Autor(es): | Pinheiro, Anna Caroline de Moraes |
Orientador(es): | Peixoto, Michael |
Assunto: | Transexuais Travestis Cinema brasileiro |
Data de apresentação: | 1-Dez-2014 |
Data de publicação: | 22-Jan-2015 |
Referência: | PINHEIRO, Anna Caroline de Moraes. A representação de transexuais e travestis no cinema brasileiro. 2014. 88 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A intenção deste trabalho é provocar apontamentos acerca da produção cinematográfica brasileira com histórias referentes a vida de transexuais e travestis, dialogando com os estudos realizados dentro do âmbito da teoria queer, tanto em suas origens norte-americanas quanto sua aplicação particular no contexto cinematográfico brasileiro. O referencial teórico que começa a se delinear retrata o que é ser, de fato, uma pessoa transexual ou uma travesti, desfazendo possíveis confusões acerca do tema e o inserindo no cinema, que é visto como forma de discurso no qual se pode ou não reiterar as representações hegemônicas acerca de pessoas transgêneras. Iniciamos discussões que abarcam o conceito de pós-modernidade e as novas identidades por ele suscitadas, incluindo as relacionadas à sexualidade, para fazer, então, um breve panorama do cinema estrangeiro que retratou a temática da pesquisa, seguido de um panorama nacional e de uma análise fílmica das seguintes obras brasileiras: Vera (1986), Quanto dura o amor? (2009) e Elvis e Madona (2011) à luz do arcabouço teórico levantado, com o objetivo de verificar no que esses filmes podem contribuir para a visibilidade de transexuais e travestis de forma mais alinhada às suas demandas políticas e sociais. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Publicidade e Audiovisual, 2013. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
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