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https://bdm.unb.br/handle/10483/9406
Título: | Cadê o negro que estava aqui? : culturas populares e escolarização |
Autor(es): | Silva, Daniela Barros Pontes e |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Assunto: | Cultura popular Cultura afro-brasileira Cultura indígena Preconceito racial |
Data de apresentação: | 12-Dez-2014 |
Data de publicação: | 20-Jan-2015 |
Referência: | SILVA, Daniela Barros Pontes e. Cadê o negro que estava aqui?: culturas populares e escolarização. 2014. 81 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | As culturas populares tem ganhado crescente reconhecimento e valorização social. A escola trata das tradições culturais brasileiras, por força de Lei, 10.639/2003 e 11.645/2008, que obriga o ensino de história e cultura negra e indígena. Entretanto, as manifestações das culturas populares, que são pertencentes a contextos históricos e culturais específicos de luta e resistência à dominação dos povos negros, são simplificadas quando abordadas pela escola. Se tornam meras festividades. A cultura e a história negras são transformadas em espetáculo para o entretenimento. Este trabalho problematiza a prática da escolarização sobre as culturas populares, e dialoga com representantes de tradições culturais negras para captar suas percepções sobre a relação entre história, ancestralidade e cultura de suas manifestações, e a prática escolar. ________________________________________________________________________ ABSTRACT The popular cultures are growing on social recognition. The school deals with the Brazilian cultural traditions, by the force of the law, 10.639/2003 and 11.645/2008, which imposes the teaching of black and indigenous history and culture. While the popular cultures have specific cultural and historical contexts, they are simplified when taught at school. They become festivities. The black history and culture become spectacle for entertainment. This text discusses the schooling of popular cultures. Brings dialogs with holders of black culture traditions in order to capture their perceptions on the relation between the history, ancestry and culture of its traditions and the schoolwork. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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