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Título: Comunicação interna : por onde começar? :um Guia Reflexivo para organizações públicas
Autor(es): Lacerda, Luiza Noman de
Orientador(es): Guazina, Liziane Soares
Assunto: Comunicação organizacional
Organizações públicas - comunicação
Comunicação pública
Comunicação interna
Data de apresentação: 25-Nov-2014
Data de publicação: 20-Jan-2015
Referência: LACERDA, Luiza Noman de. Comunicação interna: por onde começar?: um Guia Reflexivo para organizações públicas. 2014. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A comunicação interna está sendo implementada em muitas organizações, mas sua dimensão estratégica ainda não é levada em consideração como uma parte fundamental desse processo. A partir de pesquisa bibliográfica, entrevistas com professores atuantes da área de comunicação interna e profissionais atuantes de organizações que se preocupam com o assunto, consolidou-se um Guia Reflexivo para organizações públicas. Esse guia foi pensado para gestores e assessores de comunicação, que trabalham em organizações públicas. O objetivo do guia é contribuir para se repensar a visão instrumental da comunicação interna e ajudar as organizações a pensarem nos funcionários a partir de uma dimensão estratégica. Criar e implementar instrumentos de comunicação interna sem pensar em estratégia e planejamento é deixar a comunicação à própria sorte. Levando em conta as especificidades das organizações públicas, este trabalho busca refletir sobre a comunicação interna como uma estratégia da Comunicação Organizacional, que contribua para a comunicação pública.
Abstract: Internal communications are implemented in many organizations nowadays, but its strategic dimension is not yet taken into consideration as a fundamental part of the process. From literature research, interviews with teachers who work in the area of internal communication and active teachers of organizations that focus on this subject, a Guide for public organizations was organized. The Guide was conceived for managers and communications advisors, who work in public organizations. The objective of the guide is to contribute to rethink the instrumental vision of internal communication and helps the organization to think about the employees starting from a strategic dimension. Create and implement internal communication instruments without considering a strategy and planning, means to leave the communication by itself. Taking into account the particular characteristics of public organizations, this work reflects on the internal communication as a strategy of organizational communication, which contributes to the public communication.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2014.
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