Título: | As TIC e o aluno digital : construindo uma nova educação |
Autor(es): | Santos, Poliane Pereira dos |
Orientador(es): | Andrade, Pedro Ferreira de |
Assunto: | Práticas educativas Professores - uso das tecnologias Aprendizagem Tecnologia na educação |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 6-Jan-2015 |
Referência: | SANTOS, Poliane Pereira dos. As TIC e o aluno digital: construindo uma nova educação. 2014. 46 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada em uma instituição pública de ensino onde atende alunos de 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental com docentes, equipes gestora e de apoio à aprendizagem. Na atual conjuntura, a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no ambiente escolar se torna importante na educação do novo aluno: digital. Seu tema de estudo é a relação entre TIC e práticas educativas. Assim, é apresentado o questionamento: o professor da instituição está preparado para utilizar os recursos tecnológicos no contexto de suas aulas? Como se dá essa utilização? Com o objetivo de compreender como se dá tal utilização e como o professor se percebe nesse processo, identificando habilidades, verificando a importância dada às TIC, descrevendo a situação de equipamentos tecnológicos e apresentando a relação entre TIC e Tecnologias Assistivas – TA no aspecto do sistema educacional de inclusão. A sociedade necessita que a esfera educacional auxilie na conquista de conhecimentos das tecnologias pelos educandos, futuros formadores de opiniões e transformadores da realidade, por isso, o papel das tecnologias nas práticas educativas é favorecer o conhecimento integral destes personagens sociais. Esta é uma pesquisa de campo cuja natureza é quantitativa e qualitativa, uma vez que serão relacionados e analisados dados com objetivos descritivos e exploratórios, mediante observação participante e questionários. As TIC foram inseridas definitivamente na Educação, solucionando dificuldades, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem, facilitando a práxis pedagógica, dessa forma, esta pesquisa pode contribuir para demonstrar os benefícios da integração Tecnologia e Educação para um desenvolvimento social/educacional brasileiro. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|