Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9271
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SeireCristinaPereiraRodrigues.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de módulo de bancada didática para testes em painéis fotovoltaicos
Autor(es): Rodrigues, Seire Cristina Pereira
Orientador(es): Cormane Angarita, Jorge Andrés
Assunto: Bancada didática experimental
Energia solar
Painel solar fotovoltaico
Energia solar
Data de apresentação: 27-Nov-2014
Data de publicação: 22-Dez-2014
Referência: RODRIGUES, Seire Cristina Pereira. Projeto de módulo de bancada didática para testes em painéis fotovoltaicos. 2014. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Gama-DF, 2014.
Resumo: A formação dos alunos dentro das universidades baseia-se no aprendizado teórico, porém é importante que os mesmos saibam aplicar rotinas e técnicas utilizadas no mercado de trabalho ou em pesquisas. O presente projeto apresenta a proposta de utilização do módulo de bancada com energia solar fotovoltaica para auxiliar os alunos na fixação da teoria adquirida em aula. A implantação do projeto consiste na estrutura que simula o movimento aparente do Sol ao longo do ano e durante um dia, apresentando a possibilidade de ajuste da placa solar fotovoltaica de acordo com a latitude. A luz artificial que incide sobre a placa solar pode ser ajustada com intensidades de luz diferentes. A finalidade de se variar os ângulos da estrutura para simular o movimento do Sol e a intensidade luminosa, é avaliar os efeitos na tensão gerada na placa fotovoltaica e como a produção de energia pode ser afetada por motivo da posição do Sol.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons