Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9238
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CristianNeyVianaGuimaraes.pdf401,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa : o caso da empresa And – distribuidora de ovos
Autor(es): Guimarães, Cristian Ney Viana
Orientador(es): Avila, Silvia Regina Starling Assad de
Assunto: Planejamento estratégico
Avaliação de empresas
Gestão empresarial
Pequenas e médias empresas
Gestão de empresas
Data de apresentação: 19-Nov-2014
Data de publicação: 17-Dez-2014
Referência: GUIMARÃES, Cristian Ney Viana. Diagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa: o caso da empresa And – distribuidora de ovos. 2014. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Muitas empresas utilizam-se do Planejamento Estratégico para melhorar sua gestão e traçar novos rumos para sua organização a fim de ser mais concorrentes e se preparar para o futuro, pois o mesmo auxilia o gestor em sua tomada de decisão, as pequenas e médias empresas também podem se valer dessa ferramenta da administração, mesmo com suas peculiaridades e desafios diários, os gestores, cada vez mais recorrem a essa ferramenta. O objetivo deste relatório de pesquisa foi desenvolver um diagnóstico estratégico voltado a uma microempresa, onde foi realizado um estágio de seis meses, especificamente, buscou-se: (a) analisar o contexto atual que a empresa está inserida; (b) verificar as ameaças e as oportunidades presentes no ambiente externo; (c) identificar os pontos fortes, fracos e neutros da organização e (d) definir junto ao gestor os objetivos e metas de curto e médio prazo a fim de traçar uma estratégia para aumentar ganhos, alavancar as vendas e melhorar a gestão. O referencial teórico que tem como objetivo embasar esse estudo de caso e para fundamentar os resultados, baseou-se em autores que tem por estudo o planejamento, a estratégia, planejamento estratégico em pequenas empresas, além da metodologia de implementação do planejamento estratégico como Oliveira, Chiavenato, Mintzberg e Fischman. A metodologia exploratória, apoiou-se em um estudo de caso, com questionário semi-estruturado aplicado em forma de entrevista ao gestor/proprietário da organização, perguntas abertas caracterizando–se basicamente em um estudo qualitativo. Os resultados apontam que a empresa possui certa maturidade organizacional, boa gestão de estoques, tem seu diferencial na qualidade de seu produto além do bom atendimento ao cliente e como conclusões têm que as pequenas empresas, embora com dificuldades, conseguem gerir seus negócios e sendo competitivas através das ferramentas de administração, alem disso o presente relatório ajudou o empresário a diagnosticar sua organização assim como definir objetivo e metas para melhoria da sua gestão e ganhos financeiros.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Graduação em Gestão do Agronegócio, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons