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dc.contributor.advisorAvila, Silvia Regina Starling Assad de-
dc.contributor.authorGuimarães, Cristian Ney Viana-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Cristian Ney Viana. Diagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa: o caso da empresa And – distribuidora de ovos. 2014. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Graduação em Gestão do Agronegócio, 2014.en
dc.description.abstractMuitas empresas utilizam-se do Planejamento Estratégico para melhorar sua gestão e traçar novos rumos para sua organização a fim de ser mais concorrentes e se preparar para o futuro, pois o mesmo auxilia o gestor em sua tomada de decisão, as pequenas e médias empresas também podem se valer dessa ferramenta da administração, mesmo com suas peculiaridades e desafios diários, os gestores, cada vez mais recorrem a essa ferramenta. O objetivo deste relatório de pesquisa foi desenvolver um diagnóstico estratégico voltado a uma microempresa, onde foi realizado um estágio de seis meses, especificamente, buscou-se: (a) analisar o contexto atual que a empresa está inserida; (b) verificar as ameaças e as oportunidades presentes no ambiente externo; (c) identificar os pontos fortes, fracos e neutros da organização e (d) definir junto ao gestor os objetivos e metas de curto e médio prazo a fim de traçar uma estratégia para aumentar ganhos, alavancar as vendas e melhorar a gestão. O referencial teórico que tem como objetivo embasar esse estudo de caso e para fundamentar os resultados, baseou-se em autores que tem por estudo o planejamento, a estratégia, planejamento estratégico em pequenas empresas, além da metodologia de implementação do planejamento estratégico como Oliveira, Chiavenato, Mintzberg e Fischman. A metodologia exploratória, apoiou-se em um estudo de caso, com questionário semi-estruturado aplicado em forma de entrevista ao gestor/proprietário da organização, perguntas abertas caracterizando–se basicamente em um estudo qualitativo. Os resultados apontam que a empresa possui certa maturidade organizacional, boa gestão de estoques, tem seu diferencial na qualidade de seu produto além do bom atendimento ao cliente e como conclusões têm que as pequenas empresas, embora com dificuldades, conseguem gerir seus negócios e sendo competitivas através das ferramentas de administração, alem disso o presente relatório ajudou o empresário a diagnosticar sua organização assim como definir objetivo e metas para melhoria da sua gestão e ganhos financeiros.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPlanejamento estratégicoen
dc.subject.keywordAvaliação de empresasen
dc.subject.keywordGestão empresarialen
dc.subject.keywordPequenas e médias empresasen
dc.subject.keywordGestão de empresasen
dc.titleDiagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa : o caso da empresa And – distribuidora de ovosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-12-17T16:21:54Z-
dc.date.available2014-12-17T16:21:54Z-
dc.date.issued2014-12-17T16:21:54Z-
dc.date.submitted2014-11-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9238-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



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