Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9230
Título: | Avaliações externas (sistêmicas) e avaliação institucional como instrumentos para promover a aprendizagem |
Autor(es): | Oliveira, Rogilda dos Santos |
Orientador(es): | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto |
Assunto: | Avaliação educacional Avaliação institucional Gestão escolar Projeto político-pedagógico Ministério da Educação (MEC) |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 17-Dez-2014 |
Referência: | OLIVEIRA, Rogilda dos Santos. Avaliações externas (sistêmicas) e avaliação institucional como instrumentos para promover a aprendizagem. 2014. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho discorre sobre a importância da avaliação no processo de gestão escolar. Aborda os diversos tipos de avaliação realizadas pelo MEC, com o objetivo de obter dados para subsidiar políticas públicas na área da educação e destaca a importância da avaliação institucional para promover a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas, tendo como base o projeto político pedagógico da escola. Foi realizada pesquisa em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal - Centro Educacional do Lago Norte /CEDLAN, no intuito de descrever a utilização das avaliações acima no processo de gestão escolar e a análise do uso desses instrumentos para promover a aprendizagem . Apresentamos sugestões de práticas que poderão auxiliar a equipe de gestores no aperfeiçoamento de sua gestão, com o objetivo de beneficiar os principais sujeitos desse processo: os alunos. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper discusses the importance of evaluation in the school management process. Discusses different types of assessment undertaken by MEC in order to obtain data to support public policies in education and highlights the importance of institutional evaluation to promote improvement in the quality of education in public schools, based on the political pedagogical project school. A survey was conducted in a school of public schools of the Federal District, in order to describe the use of ratings up on school management and the analysis of the use of these instruments to promote the learning process. We present practical suggestions that may assist the management team in developing their management, with the objective of benefiting the main subjects of this process: the students. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons