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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorOliveira, Rogilda dos Santos-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rogilda dos Santos. Avaliações externas (sistêmicas) e avaliação institucional como instrumentos para promover a aprendizagem. 2014. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho discorre sobre a importância da avaliação no processo de gestão escolar. Aborda os diversos tipos de avaliação realizadas pelo MEC, com o objetivo de obter dados para subsidiar políticas públicas na área da educação e destaca a importância da avaliação institucional para promover a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas, tendo como base o projeto político pedagógico da escola. Foi realizada pesquisa em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal - Centro Educacional do Lago Norte /CEDLAN, no intuito de descrever a utilização das avaliações acima no processo de gestão escolar e a análise do uso desses instrumentos para promover a aprendizagem . Apresentamos sugestões de práticas que poderão auxiliar a equipe de gestores no aperfeiçoamento de sua gestão, com o objetivo de beneficiar os principais sujeitos desse processo: os alunos. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper discusses the importance of evaluation in the school management process. Discusses different types of assessment undertaken by MEC in order to obtain data to support public policies in education and highlights the importance of institutional evaluation to promote improvement in the quality of education in public schools, based on the political pedagogical project school. A survey was conducted in a school of public schools of the Federal District, in order to describe the use of ratings up on school management and the analysis of the use of these instruments to promote the learning process. We present practical suggestions that may assist the management team in developing their management, with the objective of benefiting the main subjects of this process: the students.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAvaliação educacionalen
dc.subject.keywordAvaliação institucionalen
dc.subject.keywordGestão escolaren
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicoen
dc.subject.keywordMinistério da Educação (MEC)en
dc.titleAvaliações externas (sistêmicas) e avaliação institucional como instrumentos para promover a aprendizagemen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-12-17T15:39:18Z-
dc.date.available2014-12-17T15:39:18Z-
dc.date.issued2014-12-17T15:39:18Z-
dc.date.submitted2014-07-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9230-
dc.language.isoPortuguêsen
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