Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9217
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EmiliaFlordeMaiodeCastroBarbosa.pdf500,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização das tecnologias de informação e comunicação por professores do ensino fundamental
Autor(es): Barbosa, Emília Flor de Maio de Castro
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Tecnologia na educação
Ensino fundamental
Aprendizagem
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: BARBOSA, Emília Flor de Maio de Castro. A utilização das tecnologias de informação e comunicação por professores do ensino fundamental. 2014. 33 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A proposta deste trabalho é analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. A questão central é saber como a presença delas pode contribuir para uma maior socialização e divulgação do conhecimento. A partir de um referencial teórico foi-se a campo em uma escola pública, o Centro de Ensino Fundamental 316 de Santa Maria. Para analisar a questão de como os benefícios gerados pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação se fazem presente na vida escolar do aluno, recorreu-se a uma abordagem qualitativa e ao método de estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado aos professores da Instituição de Ensino analisada. Chegando à conclusão de que as Tecnologias de Informação e Comunicação facilitam o aprendizado dos conteúdos propostos e melhoram a qualidade do trabalho desenvolvido pelo professor, faz-se necessário um processo de formação e incentivo dos membros da comunidade escolar e a estruturação física do ambiente estudantil.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons