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Título: Uma autoavaliação dos professores frente ao projeto político pedagógico do Centro Educacional 02 do Guará
Autor(es): Nascimento, Teresa Cristina Carvalho do
Orientador(es): Freitas, Olga Cristina Rocha de
Assunto: Projeto político-pedagógico
Gestão escolar democrática
Professores - participação na administração
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: NASCIMENTO, Teresa Cristina Carvalho do. Uma autoavaliação dos professores frente ao projeto político pedagógico do Centro Educacional 02 do Guará. 2014. 59 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta monografia aborda temáticas como a Lei da Gestão Democrática e as práticas democráticas e participativas dos professores; a importância dos professores na gestão escolar democrática; a Constituição Federal de 1988, os professores e a educação como instrumentos de transformação social; os Parâmetros Curriculares Nacionais como apoio para a atuação dos professores; uma postura de colaboração dos professores no uso das tecnologias da informação e comunicação; a participação, a autonomia, o pluralismo e a transparência na autoavaliação do professor; a autoavaliação no Projeto Político Pedagógico Carlos Mota; uma autoavaliação dos professores frente à elaboração do projeto político pedagógico. Apresenta o problema da falta de participação na construção do projeto político pedagógico. Descreve os resultados de uma pesquisa qualitativa e quantitativa associada à participação dos professores frente à elaboração do projeto político e pedagógico. Adota a metodologia da autoavaliação. Possui como objetivo motivar a participação dos professores na elaboração do projeto político pedagógico, visando à melhoria da qualidade da educação ofertada pela escola. Utiliza como procedimento metodológico a aplicação de um questionário para o segmento dos professores do Centro Educacional 02 do Guará. Permite a constatação da falta de iniciativa, participação e conhecimento de alguns professores, quanto à elaboração do projeto político pedagógico e a sua contribuição com sugestões para viabilizar e motivar a participação dos professores na construção coletiva do projeto político pedagógico, apresentando uma postura coerente para uma gestão escolar democrática. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This monograph address topics such as the Law of Democratic Management and the teachers democratic participatory practices; the teachers importance in democratic school management; the Federal Constitution of 1988, teachers and education as an instrument of social transformation; National Curriculum Standards as support for teachers performance; an teachers attitude of collaboration in the use of information and communication technologies; participation, autonomy, pluralism and transparency in the teachers self-assessment; the teachers self-assessment in political pedagogical project Carlos Mota; the teachers self-assessment against the development of the political pedagogical project. It presents the problem of lack of participation in the political pedagogical project construction. It describes the qualitative and quantitative results research associate the teacher‟s participation in the political pedagogical project preparation. It adopts the self-assessment methodology. It aimed teacher‟s motivated participation in developing the political pedagogical project, aiming at improving the quality of education offered by the school. It uses as a methodological procedure to a questionnaire for the Centro Educacional 02 do Guará teachers segment. It allows finding the some teachers lack of iniciative, participation and knowledge of the political pedagogical project elaboration though self-assessment which also allowed their contribution with suggestion to facilitate and encourage of teachers participation in the political pedagogical project in the collective construction, presenting a coherent approach to a democratic school management.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
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