Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9206
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SaradeOliveiraCosta.pdf739,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O gestor escolar e os laços afetivos : retrospectiva e atualidade no Centro Interescolar de Línguas do Guará
Autor(es): Costa, Sara de Oliveira
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Laços afetivos
Teoria da afetividade
Afetividade
Gestor escolar - subjetividade
Gestão escolar democrática
Piaget, Jean, 1896-1980
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Freud, Sigmund, 1856-1939
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: COSTA, Sara de Oliveira. O gestor escolar e os laços afetivos: retrospectiva e atualidade no Centro Interescolar de Línguas do Guará. 2014. 83 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Ao se considerar os aspectos da subjetividade e complexidade da gestão escolar, faz-se necessário investigar em que medida os laços afetivos entre o grupo de profissionais de uma instituição educacional se transforma ao longo dos anos, bem como qual o papel do gestor como promotor do equilíbrio dos laços afetivos no ambiente escolar. A presente pesquisa foi realizada em um Centro de Línguas, escola da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Numa abordagem qualitativa foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a dez profissionais que trabalham na instituição há mais de quinze anos com intuito de fazer uma retrospectiva e análise das transformações e evolução das relações afetivas ao longo de diferentes gestões. Além de apresentar um breve estudo sobre as concepções subjetivas da gestão escolar sob a luz da psicologia e da psicanálise, apresentou-se também o papel das políticas públicas para a atuação dos gestores. Verificou-se que as relações afetivas melhoraram paulatinamente de acordo com a atuação de cada gestão e do contexto político. Observou-se que o gestor democraticamente eleito, amparado por políticas públicas educacionais objetivas, comprometido com a escola, que promove a participação efetiva da comunidade e que lida sabiamente com os conflitos torna-se um melhor promotor de relações afetivas equilibradas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons