Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9206
Título: | O gestor escolar e os laços afetivos : retrospectiva e atualidade no Centro Interescolar de Línguas do Guará |
Autor(es): | Costa, Sara de Oliveira |
Orientador(es): | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de |
Assunto: | Laços afetivos Teoria da afetividade Afetividade Gestor escolar - subjetividade Gestão escolar democrática Piaget, Jean, 1896-1980 Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Freud, Sigmund, 1856-1939 |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 16-Dez-2014 |
Referência: | COSTA, Sara de Oliveira. O gestor escolar e os laços afetivos: retrospectiva e atualidade no Centro Interescolar de Línguas do Guará. 2014. 83 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Ao se considerar os aspectos da subjetividade e complexidade da gestão escolar, faz-se necessário investigar em que medida os laços afetivos entre o grupo de profissionais de uma instituição educacional se transforma ao longo dos anos, bem como qual o papel do gestor como promotor do equilíbrio dos laços afetivos no ambiente escolar. A presente pesquisa foi realizada em um Centro de Línguas, escola da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Numa abordagem qualitativa foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a dez profissionais que trabalham na instituição há mais de quinze anos com intuito de fazer uma retrospectiva e análise das transformações e evolução das relações afetivas ao longo de diferentes gestões. Além de apresentar um breve estudo sobre as concepções subjetivas da gestão escolar sob a luz da psicologia e da psicanálise, apresentou-se também o papel das políticas públicas para a atuação dos gestores. Verificou-se que as relações afetivas melhoraram paulatinamente de acordo com a atuação de cada gestão e do contexto político. Observou-se que o gestor democraticamente eleito, amparado por políticas públicas educacionais objetivas, comprometido com a escola, que promove a participação efetiva da comunidade e que lida sabiamente com os conflitos torna-se um melhor promotor de relações afetivas equilibradas. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons