Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | - |
dc.contributor.author | Costa, Sara de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Sara de Oliveira. O gestor escolar e os laços afetivos: retrospectiva e atualidade no Centro Interescolar de Línguas do Guará. 2014. 83 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. | en |
dc.description.abstract | Ao se considerar os aspectos da subjetividade e complexidade da gestão escolar, faz-se necessário investigar em que medida os laços afetivos entre o grupo de profissionais de uma instituição educacional se transforma ao longo dos anos, bem como qual o papel do gestor como promotor do equilíbrio dos laços afetivos no ambiente escolar. A presente pesquisa foi realizada em um Centro de Línguas, escola da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Numa abordagem qualitativa foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a dez profissionais que trabalham na instituição há mais de quinze anos com intuito de fazer uma retrospectiva e análise das transformações e evolução das relações afetivas ao longo de diferentes gestões. Além de apresentar um breve estudo sobre as concepções subjetivas da gestão escolar sob a luz da psicologia e da psicanálise, apresentou-se também o papel das políticas públicas para a atuação dos gestores. Verificou-se que as relações afetivas melhoraram paulatinamente de acordo com a atuação de cada gestão e do contexto político. Observou-se que o gestor democraticamente eleito, amparado por políticas públicas educacionais objetivas, comprometido com a escola, que promove a participação efetiva da comunidade e que lida sabiamente com os conflitos torna-se um melhor promotor de relações afetivas equilibradas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Laços afetivos | en |
dc.subject.keyword | Teoria da afetividade | en |
dc.subject.keyword | Afetividade | en |
dc.subject.keyword | Gestor escolar - subjetividade | en |
dc.subject.keyword | Gestão escolar democrática | en |
dc.subject.keyword | Piaget, Jean, 1896-1980 | en |
dc.subject.keyword | Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 | en |
dc.subject.keyword | Freud, Sigmund, 1856-1939 | en |
dc.title | O gestor escolar e os laços afetivos : retrospectiva e atualidade no Centro Interescolar de Línguas do Guará | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-12-16T14:18:47Z | - |
dc.date.available | 2014-12-16T14:18:47Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-16T14:18:47Z | - |
dc.date.submitted | 2014-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9206 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|