Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9204
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MunikeRibeirodosSantos.pdf512,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relevância da avaliação institucional
Autor(es): Santos, Munike Ribeiro dos
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Avaliação institucional - escola
Gestão escolar democrática
Brasil. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: SANTOS, Munike Ribeiro dos. A relevância da avaliação institucional. 2014. 46 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A avaliação institucional é um instrumento para averiguar a qualidade da educação no âmbito escolar. Essa prática envolve a visão do sistema e na sala de aula permeando todo o processo de aprendizagem que ocorre nas instituições. Constitui uma ferramenta utilizada para avaliar e verificar se a escola está alcançando os objetivos propostos, podendo diagnosticar os problemas que a escola precisa superar. A proposta da gestão escolar é a construção de uma escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento da pessoa portadora de necessidades especiais. Para isso, buscou-se apurar como e quando esse tipo de avaliação acontece, podendo ser considerada um espaço democrático de discussões coletivas. Para tanto, delineou-se os seguintes objetivos: analisar a importância da avaliação institucional como ferramenta de análise do contexto observado; identificar se há um espaço coletivo de discussões para que a Avaliação Institucional cumpra o seu papel de instrumento de ação-reflexão da realidade educacional do contexto inserido na pesquisa; averiguar a percepção de gestores e professores sobre a ação estratégica da Avaliação Institucional e seus objetivos; investigar se o resultado alcançado pela Avaliação Institucional tem sido pressuposto para repensar a avaliação e as práticas desenvolvidas na escola. A metodologia utilizada foi baseada na pesquisa empírica, de abordagem quantitativa e qualitativa dos dados abordados. Os resultados alcançados reforçaram a relevância do estudo proposto, tendo em vista que a problemática que constitui a ação determinante da pesquisa foi o desconhecimento dos profissionais da educação sobre os objetivos da avaliação institucional.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons