Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9203
Título: | Avaliação : um desafio para os educadores |
Autor(es): | Santos, Marlúcia Ataides dos |
Orientador(es): | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto |
Assunto: | Avaliação educacional Avaliação institucional Avaliação docente Avaliação de aprendizagem Projeto político-pedagógico Gestão escolar democrática |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 16-Dez-2014 |
Referência: | SANTOS, Marlúcia Ataides dos. Avaliação: um desafio para os educadores. 2014. 42 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Há muito tempo que a avaliação vem sendo considerado um grande desafio para os envolvidos. Avaliar não é fácil. Quando se avalia uma turma, não só o aprendizado do aluno está em questão, mas também o trabalho do professor, a unidade escolar e as politicas educacionais estão sendo também avaliados. Esta monografia tem por objetivo demostrar que as avaliações contribuem para a superação dos obstáculos que permeiam o processo educativo. A metodologia adotada foi à pesquisa quantitativa e qualitativa, utilizando o método descritivo e o instrumento utilizado para a pesquisa de campo foi o questionário. Aqui serão dados os conceitos de avaliação e suas modalidades na visão de diversos estudiosos e também sob a égide das leis educacionais vigentes no Brasil e no mundo. Deteremos nos alguns instantes na avaliação da aprendizagem, mostrando o conceito de alguns autores sobre o assunto analisando os tipos de avaliação da aprendizagem, suas funções, seus objetivos, enfatizando que existem diferentes formas para avaliar um aluno, e que a avaliação não deve ser o ponto final do processo, mas um meio de identificar se as metas estão sendo alcançadas e redirecionar se necessário for. Então veremos a importância de avaliação institucional escolar e sua interferência na avaliação da aprendizagem, mostraremos a relação entre Avaliação Institucional, Projeto Político Pedagógico e Gestão Democrática. Finalmente o trabalho apresenta a fundamentação empírica traz a pesquisa de campo o relato dos resultados da pesquisa e a análise da realidade observada. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons