Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9185
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NelidosSantos.pdf596,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Escola seriada x escola em ciclo : desafios da práxis pedagógica para a implantação do segundo ciclo Escola Classe Sucessos.
Autor(es): Santos, Neli dos
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Escola em ciclos
Escola em séries
Práticas pedagógicas
Gestão escolar democrática
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 9-Dez-2014
Referência: SANTOS, Neli dos. Escola seriada x escola em ciclo: desafios da práxis pedagógica para a implantação do segundo ciclo Escola Classe Sucessos. 2014. 50 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Com a implantação do segundo ciclo de ensino formada pelo 4º e 5º anos em 2013, gerou um desconforto entre os docentes da escola classe sucessos. Este trabalho busca entender quais foram às razões que levaram os docentes desta escola a não aceitar a continuidade do segundo ciclo de ensino para o ano de 2014. Na literatura pesquisada, busca-se descrever os elementos fundamentais propostos para a transformação do sistema de ensino seriado em sistema de ensino em ciclo; comparar as estratégias pedagógicas da seriação com a prática no sistema de ensino em ciclo; e relacionar algumas implicações relevantes para adesão do segundo ciclo. O presente estudo é resultado de uma pesquisa com dezessete professores e três coordenadores pedagógicos, na qual os citados responderam um questionário com perguntas de múltiplas escolhas, perguntas fechadas e com questões para justificar a resposta. As perguntas foram relacionadas entre às diferenças praticadas no sistema de ensino seriado e no sistema de ensino em ciclo e referente à aceitação do segundo ciclo pelos docentes. Conclui-se que em primeira instância a forma como aconteceu às mudanças do sistema seriado para a implantação do sistema em ciclo, não foi a forma mais apropriada para a plena aceitação dos docentes da escola. Portanto, cabe aos gestores da escola e aos coordenadores locais e regionais criarem meios de participação e canais abertos de discussões, permitindo aos professores uma compreensão mais aprofundada dos elementos necessários e das práticas pedagógicas a serem utilizadas para a implantação do segundo ciclo de ensino.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons