Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9180
Título: | A necessidade do coordenador no laboratório de informática : estudo de caso em uma escola classe |
Autor(es): | Araújo, Sheila Medeiros Alves de |
Orientador(es): | Andrade, Pedro Ferreira de |
Assunto: | Laboratório de informática - uso na escola Tecnologia na educação Coordenadores pedagógicos |
Data de apresentação: | Jul-2014 |
Data de publicação: | 8-Dez-2014 |
Referência: | ARAÚJO, Sheila Medeiros Alves de. A necessidade do coordenador no laboratório de informática: estudo de caso em uma escola classe. 2014. 39 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Com a chegada das novas tecnologias as escolas se deparam com a necessidade de inserir o ensino da informática na prática pedagógica. O Ministério da Educação (MEC) atento a essas mudanças criou o projeto Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) a ser implantado nas Escolas Públicas. Contudo, a prática tem se mostrado muito aquém da realidade virtual vivenciada pelo aluno fora da sala de aula, um dos motivos é a ausência de um profissional para o ensino dessas ferramentas. O estudo defende a necessidade de um coordenador que auxilie o professor a ministrar as aulas no Laboratório de Informática, de modo a orientar e dar o uso adequado as ferramentas tecnológicas, utilizando-as como colaboradoras no processo de ensino aprendizagem. Trata-se de pesquisa qualitativa, e para a coleta de dados aplicou questionário aos professores e gestores de uma escola classe do Distrito Federal.Cujas respostas subsidiaram uma discussão sobre a concepção do uso do Laboratório de Informática nesta escola. Conclui-se que a figura do Coordenador pode trazer inúmeros benefícios aos alunos, refletindo positivamente em sua aprendizagem, pois não basta possuir apenas a estrutura física de um laboratório, com computadores e todo o aparato físico, mas é imprescindível um profissional qualificado que efetivamente propicie o conhecimento e uso adequado das tecnologias da informação. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons