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Título: A prática educativa do brincar no planejamento da escola : um processo de socialização, aprendizagem e afetividade
Autor(es): Silva, Noemia Maria da
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Ludicidade
Brincadeiras
Planejamento educacional
Afetividade
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 8-Dez-2014
Referência: SILVA, Noemia Maria da. A prática educativa do brincar no planejamento da escola: um processo de socialização, aprendizagem e afetividade. 2014. 45 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de estabelecer na escola e em seu planejamento a prática do brincar como um processo fundamental de socialização, aprendizagem e afetividade educativa. A metodologia está pautada nos processos sócio-históricos e nas interrelações estabelecidas entre a criança, a escola e os meios onde está inserida, e consequentemente identificar se há aprendizagem e desenvolvimento no brincar. Foram utilizados para a análise dos dados da pesquisa referente ao planejamento e desenvolvimento de projetos, questionários com pais e/ou responsáveis e professores e outros profissionais da educação e observação da aplicabilidade dos projetos desenvolvidos no Centro de Educação Infantil Águas Claras. Diferente das outras crianças, talvez possam pensar alguns que não conhecem as do Centro de Educação Infantil Águas Claras. Como tantas outras crianças, exploram o imaginário como um elemento essencial à sua vida, as brincadeiras e jogos fazem parte de suas vivências com os outros e o mundo que as rodeia. As brincadeiras e jogos infantis têm as suas características e evolução, apesar da constatação, a pesquisa mostra que nossos antepassados brincaram e ainda brincam, ensinam a brincar e vêm isto como uma maneira prazerosa para as aprendizagens. As maiores dificuldades encontradas por todos para que o “brincar” seja praticado na escola são: falta de planejamento; disponibilidade de pais e professores; criatividade e conhecimento de brincadeiras antigas. Em algumas escolas talvez fosse alegada a falta de espaço para a realização dessas atividades, porém, no CEIAC, essa alegação não tem base estrutural. Há na escola, duas áreas de parque: uma interna e outra externa, brinquedoteca e adjacências que facilitam a mobilidade na hora das brincadeiras.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
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