Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
dc.contributor.author | Silva, Noemia Maria da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Noemia Maria da. A prática educativa do brincar no planejamento da escola: um processo de socialização, aprendizagem e afetividade. 2014. 45 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo de estabelecer na escola e em seu planejamento a prática do brincar como um processo fundamental de socialização, aprendizagem e afetividade educativa. A metodologia está pautada nos processos sócio-históricos e nas interrelações estabelecidas entre a criança, a escola e os meios onde está inserida, e consequentemente identificar se há aprendizagem e desenvolvimento no brincar. Foram utilizados para a análise dos dados da pesquisa referente ao planejamento e desenvolvimento de projetos, questionários com pais e/ou responsáveis e professores e outros profissionais da educação e observação da aplicabilidade dos projetos desenvolvidos no Centro de Educação Infantil Águas Claras. Diferente das outras crianças, talvez possam pensar alguns que não conhecem as do Centro de Educação Infantil Águas Claras. Como tantas outras crianças, exploram o imaginário como um elemento essencial à sua vida, as brincadeiras e jogos fazem parte de suas vivências com os outros e o mundo que as rodeia. As brincadeiras e jogos infantis têm as suas características e evolução, apesar da constatação, a pesquisa mostra que nossos antepassados brincaram e ainda brincam, ensinam a brincar e vêm isto como uma maneira prazerosa para as aprendizagens. As maiores dificuldades encontradas por todos para que o “brincar” seja praticado na escola são: falta de planejamento; disponibilidade de pais e professores; criatividade e conhecimento de brincadeiras antigas. Em algumas escolas talvez fosse alegada a falta de espaço para a realização dessas atividades, porém, no CEIAC, essa alegação não tem base estrutural. Há na escola, duas áreas de parque: uma interna e outra externa, brinquedoteca e adjacências que facilitam a mobilidade na hora das brincadeiras. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Ludicidade | en |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | en |
dc.subject.keyword | Planejamento educacional | en |
dc.subject.keyword | Afetividade | en |
dc.title | A prática educativa do brincar no planejamento da escola : um processo de socialização, aprendizagem e afetividade | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-12-08T16:56:11Z | - |
dc.date.available | 2014-12-08T16:56:11Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-08T16:56:11Z | - |
dc.date.submitted | 2014-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9179 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|