Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freitas, Olga Cristina Rocha de | - |
dc.contributor.author | Anjos, Elias Ronaldo dos | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, Elias Ronaldo dos. Conselho escolar e a gestão democrática. 2014. 40 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo fazer uma reflexão sobre o Conselho Escolar do Centro de Ensino Especial 01 do Gama, na visão da Gestão Democrática, apresentando as Instâncias Colegiadas, suas atribuições e como estão estruturadas. Muito embora a gestão democrática careça de um debate amplo, nosso interesse é apenas verificar se o Conselho Escolar vem contribuindo para o processo da Gestão Democrática conforme o que preceitua a Lei 4.751/2012. E desse de posse dessa reflexão poder de alguma forma contribuir já que estou inserido nesse contexto. Igualmente, lembro que a Lei da Gestão Democrática, concedeu ao Conselho Escolar atribuições de poder deliberativo, mobilizador, consultivo e fiscalizador. Dando a ele a possibilidade de intervir de modo significativo nos assuntos administrativos e pedagógicos da escola. Garantindo a participação da comunidade escolar com seus segmentos representados possibilitando o pleno exercício da cidadania de modo autônomo como prevê a LDB, permitindo que a escola construa um caminho político pedagógico coerente com suas demandas, objetivos e prioridades, definidos em função das necessidades da comunidade local, sem esquecer os princípios norteadores das atividades desenvolvidas numa escola publica de qualidade, objetivando uma sociedade, mais fraterna, justa, participativa e igualitária. A coleta de dados aconteceu através da aplicação de questionários que foram aplicados em vários momentos aos membros do Conselho depois de várias tentativas fracassadas de aplicá-lo a todos em um só momento. Foi possível verificar que a Gestão Democrática e o Conselho Escolar da nossa escola ainda estão em fase de amadurecimento, carecendo de mais e maior tempo no exercício cívico e democrático dessa prática. Pois “as pessoas se educam no cotidiano de suas vidas, em sociedade. É pela educação nas relações sociais que nós nos tornamos quem somos”. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Conselho escolar | en |
dc.subject.keyword | Gestão escolar democrática | en |
dc.subject.keyword | Escolas - participação da comunidade | en |
dc.title | Conselho escolar e a gestão democrática | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-12-08T15:37:21Z | - |
dc.date.available | 2014-12-08T15:37:21Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-08T15:37:21Z | - |
dc.date.submitted | 2014-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9172 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|