Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9151
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JamesMaynerSilva.pdf453,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desafio do gestor escolar para superar os fatores impeditivos à qualidade da educação
Autor(es): Silva, James Mayner
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Gestor escolar
Comunidade escolar
Escolas - participação da comunidade
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: SILVA, James Mayner. O desafio do gestor escolar para superar os fatores impeditivos à qualidade da educação. 2014. 48 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho discutiu o papel do gestor escolar como agente potencializador de uma educação de qualidade. Além de líder na comunidade escolar, deve promover o saber, conforme declarado no Art. 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, no qual todo homem tem direito à instrução, que o leve à formação integral de seu ser, direito também assegura do pela Constituição de 1988, em seu Art. 6, que diz ser a educação um direito social. Foi escolhido como objetivo geral analisar quais fatores são impeditivos ao gestor escolar para a realização de práticas pedagógicas emancipatórias à melhoria da qualidade de ensino na escola CEF Professor Tales de Mileto. Os dados foram coletados nesta instituição escolar, que é pertencente à Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Os resultados da pesquisa acentuam a necessidade da comunidade escolar estar mais interada sobre o que acontece na instituição e ter maior poder de inserção ali dentro. Também mostraram a satisfação da maioria dos sujeitos pesquisados e revelaram problemas existentes em grande parte das escolas públicas: infrequência, indisciplina, falta de professores, modesta participação dos pais. A base teórica deste trabalho foi ancorada em estudos de: Bordignon, Gracindo, Klebis e Luck.. Melhorias na gestão educacional, bem como fatores impeditivos, tais como falta de professores e de recursos públicos ou privados foram apontados como causas principais que prejudicam uma gestão de qualidade na educação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons