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Título: Projeto político-pedagógico das escolas do campo : os saberes e os fazeres do campo com a participação da comunidade escolar da escola classe catingueiro
Autor(es): Teixeira, Sérgio Luiz
Orientador(es): Freitas, Olga Cristina Rocha de
Assunto: Projeto político-pedagógico
Comunidade escolar
Educação do campo
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: TEIXEIRA, Sérgio Luiz. Projeto político-pedagógico das escolas do campo: os saberes e os fazeres do campo com a participação da comunidade escolar da escola classe catingueiro. 2014. 86 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O trabalho pretende contribuir com a mobilização da comunidade escolar na construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola Classe Catingueiro, pois a Educação do Campo é a conquista do direito dos cidadãos de todas as idades que vivem e trabalham no campo, percebendo que o campo é um território humano, vivo, onde os saberes e os fazeres presentes no espaço-tempo histórico, social, cultural e desenvolvimento sustentável da APA de Cafuringa necessitam ser incorporados no Projeto Político-Pedagógico da Escola da Classe Catingueiro. A pesquisa-ação na perspectiva de abordagem qualitativa com os instrumentos de coleta de dados: observação participante; análise de documentos da escola: PPP, PDE, planos dos docentes; reuniões com os conselheiros escolares; entrevista com a gestora; questionários com questões objetivas e subjetivas; formação do Grupo de Trabalho com representantes da comunidade escolar e seminário tem os objetivos de reconhecer as potencialidades e as fragilidades da escola-comunidade escolar, definir as metas, as possíveis ações e os respectivos responsáveis para que a participação efetiva da comunidade escolar com autonomia e transparência nas diversas dimensões da gestão escolar: pedagógico, administrativo, financeiro e jurídico para que possa ser garantida a concretização da qualificação do processo de ensino e aprendizagem na escola do campo através da construção e/ou ressignificação do Projeto Político-Pedagógico da Escola Classe Catingueiro. _________________________________________________________________________________ RESUMEN
El trabajo tiene como objetivo contribuir a la movilización de la comunidad escolar en la construcción del Proyecto Político-Catingueiro Pedagógica Class School porque el campo de la educación es el logro del derecho de los ciudadanos de todas las edades que viven y trabajan en el campo, al darse cuenta de que el campo es un ser humano, el área, donde el conocimiento y obras presentan el desarrollo histórico, social, cultural y sostenible del espacio-tiempo APA Cafuringa necesario incorporar en la Sala Político-Pedagógico Escuela Proyecto Clase Catingueiro vivir. La investigación-acción desde la perspectiva del enfoque cualitativo con herramientas para la recolección de datos: observación participante; análisis de documentos de la escuela: PPP, PDE, tiene previsto para los profesores; reuniones con los consejeros de la escuela; entrevista con el director; cuestionarios con preguntas objetivas y subjetivas; formación del grupo de trabajo con representantes de la comunidad escolar y el taller tiene el objetivo de reconocer las fortalezas y debilidades de la escuela dentro de la comunidad, establecer metas, acciones posibles y los responsables de la participación efectiva de la comunidad escolar con autonomía y transparencia en las diversas dimensiones de la gestión escolar: pedagógicas, administrativas, financieras y legales para el logro de las cualificaciones de la enseñanza y el aprendizaje en la escuela de campo se puede garantizar a través de la construcción y / o reinterpretación de la Sala Político-Pedagógico Proyecto Escuela Clase Catingueiro.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
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