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Título: Planejamento organizacional : ações que orientam a gestão democrática da escola
Autor(es): Sodré, Mariene da Conceição
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Escolas públicas
Gestão escolar democrática
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: SODRÉ, Mariene da Conceição. Planejamento organizacional : ações que orientam a gestão democrática da escola. 2014. 53 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Analisar o contexto educacional é oportunizar conhecer elementos que promovam um processo articulador com base em considerações dos pontos de sucesso e falhas em ambiente escolar, assim esse processo é essencial para conquistar e refletir a qualidade do ensino. Um elemento importante na democracia é a participação política na qual quase todos os candidatos a algum cargo ou função afirmam que desejam ampliar a participação da população nos processos de decisões. Tudo isso porque a escola é vista como preparação para a vida, e não como a própria vida. Isolados em sala de aula, assistem da janela a vida passar... Estabelecer na escola a prática do planejamento no processo fundamental de organização e orientação das ações que envolvam, democraticamente, todas as áreas e segmentos escolares de modo a garantir a sua materialização e efetividade. O Projeto Político Pedagógico é compreendido por um plano global da escola, um instrumento teórico-metodológico para intervenção e mudança da realidade. Sua construção deverá permitir o encontro, a reflexão, a ação sobre a realidade numa práxis libertadora. Nesta pesquisa, utilizou-se a abordagem metodológica do tipo qualitativa quando o pesquisador procura reduzir a distância entre a teoria e os dados, entre o contexto e a ação, usando a lógica da análise fenomenológica, isto é: a compreensão dos fenômenos pela sua descrição e interpretação. Com relação à experiência educacional de cada um e suas propostas de ações que ajudem na gestão democrática na escola, apresentamos perguntas de múltipla escolha para facilitar a analise. Trazemos a baila não só como o educando recebeu as ações de gestão democrática como também solicitamos uma avaliação do corpo diretivo, objetivando traçar um parâmetro se o alunado estava ou não preparado para receber esse tipo de conhecimento agregado, sobretudo no que se refere ao fato do CED 14 da Ceilândia receber muitos educandos com defasagem escolar e etária. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
Analyze the educational context is oportunizar known elements that promote an articulating process based on considerations of the points of success and failure in school environment, so this process is essential to achieve and reflect the quality of education. An important element in democracy is the political participation in which almost all candidates for office or function claim that wish to broaden public participation in decision making processes. All this because the school is seen as preparation for life, and not as life itself. Isolated in the classroom, watching life go by the window in school ... Establish the practice of planning in the fundamental process of organization and direction of actions involving democratically all areas and school sectors to ensure its realization and effectiveness. The Political Pedagogical Project is comprised of a comprehensive school plan, a theoretical and methodological tool for intervention and change reality. Its construction should allow the encounter, reflection and action upon reality in a liberating praxis. In this research, we used the methodological approach of qualitative type when the researcher seeks to bridge the gap between theory and data, between context and action, using the logic of phenomenological analysis, ie the understanding of phenomena by its description and interpretation. Regarding the educational experience of each and their proposed actions to help the democratic management in school, we present multiple choice questions to facilitate the analysis. Bring to the fore not only as the student received the shares of democratic management as well as request a review of the governing body, aiming at developing a parameter or if the student body was not prepared to receive such aggregate knowledge, especially with regard to the fact that CED 14 of Ceilândia receive many students with school and age gap.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
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