Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9144
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ElianeMendoncadosSantos.pdf650,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coordenações coletivas : o planejamento no espaço escolar entre professores e gestores numa escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Eliane Mendonça dos
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Escolas - coletividade institucional
Gestão escolar democrática
Coordenação pedagógica
Participação docente
Planejamento educacional
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: SANTOS, Eliane Mendonça dos. Coordenações coletivas: o planejamento no espaço escolar entre professores e gestores numa escola pública do Distrito Federal. 2014. 52 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como um trabalho de conclusão de curso de pós graduação, cujo título é Coordenações Coletivas: o planejamento no espaço escolar entre professores e gestores numa escola pública do Distrito Federal, cujo objetivo geral é analisar a relevância e as implicações das coordenações coletivas para professores e gestão de uma escola pública do DF. Neste trabalho o projeto político- pedagógico é defendido fortemente como uma construção coletiva e parte dele se direciona aos planejamentos pedagógicos.Por fim, foram feitos estudos e leituras em documentos oficiais, pois a legislação faz parte deste trabalho. A pesquisa desenvolvida foi de caráter exploratório com foco em questionários, entrevistas e análise documental. A análise dos documentos (mais voltada para legislação) conclui-se que as leis são voltadas para que a gestão seja democrática, na qual todos possam participar e os indivíduos da pesquisa defendem esta questão. Na análise dos questionários e entrevistas realizadas com professores e gestão, existem opiniões: convergentes em relação à importância da existência do espaço de coordenação coletiva e divergências com relação ao aproveitamento, a participação dos professores, os assuntos a serem tratados neste espaço e sobre o aproveitamento do que se planeja e se discuti para ajudar de alguma maneira o trabalho pedagógico em sala de aula. A partir das análises realizadas percebeu-se que a coordenação coletiva é importante para toda a comunidade escolar, mas as discussões necessitam se intensificar entre professores e gestão para seu melhor aproveitamento no processo ensino-aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons