Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9142
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DanielaPinheiroAlvesPoti.pdf886,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do gestor escolar e a sua articulação com as práticas pedagógicas
Autor(es): Poti, Daniela Pinheiro Alves
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Gestão escolar democrática
Aprendizagem - avaliação
Currículo escolar
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: POTI, Daniela Pinheiro Alves. O papel do gestor escolar e a sua articulação com as práticas pedagógicas. 2014. 57 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar a participação do gestor na promoção das aprendizagens dentro da escola, buscando apoio em documentos que asseguram o direito à educação, averiguando o papel do gestor atual, seu compromisso com as aprendizagens na escola, utilizando o currículo com viabilizador do direito à aprendizagem e sua relação com a inclusão escolar. Para isso foi realizado umapesquisa de campo em forma de questionário na Escola Classe Cristais de Sobradinho com a comunidade escolar para investigar como é realizada a articulação do gestor no processo ensino-aprendizagem alicerçando a pesquisa em teóricos como CURY, LIBÂNEO, LÜCK e MONTOAN. Os dados apreciados estão inseridos e analisados neste trabalho levando a uma reflexão da importância do gestor no fazer pedagógico da instituição para obter-se uma escola pública de qualidade, pesquisando as estratégias utilizadas para garantir a aprendizagem dos alunos até o 3º ano do Ensino Fundamental e a participação do gestor no processo de ensino-aprendizagem nesta escola, considerando que ogestor hoje possui muitas atribuições, tendo funções maiores do que apenas dirigir a escola, devendo apresentar uma postura de envolvimento e comprometimento pedagógico, aliado a responsabilidade pela qualidade da educação pública enfrentando os desafios com autonomia e inovação frente ao sistema educacional.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons