Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9141
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MichelePereiraSilva.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Participação da comunidade escolar na gestão democrática : os mecanismos de participação
Autor(es): Silva, Michele Pereira
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Gestão escolar democrática
Democratização da educação
Comunidade escolar
Escolas - participação da comunidade
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: SILVA, Michele Pereira. Participação da comunidade escolar na gestão democrática: os mecanismos de participação. 2014. 68 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A democratização da escola não consiste apenas no acesso à educação, mas também na participação da sociedade, seja nas tomadas de decisão ou na construção de uma gestão participativa. Mesmo com avanços dentro deste aspecto, ainda existe uma necessidade de se aprofundar a compreensão em torno da temática, ampliando os espaços de discussão e unindo esforços na luta por uma efetiva gestão democrática, condição fundamental para a melhoria da educação. Assim, o presente trabalho teve como foco realizar uma pesquisa sobre os mecanismos de participação da comunidade escolar na construção de uma escola democrática, das ações que favoreçam esta participação e de fatores determinantes para a efetivação da democracia no ambiente escolar. O estudo é caracterizado por uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, que facilitou a análise da importância e efetivação de tais mecanismos de democratização na escola. As entrevistas realizadas com a equipe gestora, órgãos representativos, os questionários envolvendo todos os segmentos em uma escola pública de Brasília, e a participação em reunião da Assembleia Escolar, possibilitaram evidenciar a necessidade de políticas de inclusão e integração, assim como implantar/transformar a cultura escolar com ações que viabilizem e motivem a participação da comunidade escolar, especialmente na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP). A busca pela qualidade do ensino é um direito, e essa luta começa quando a comunidade escolar possui consciência de que sua participação e envolvimento nas decisões da escola são imprescindíveis para se alcançar uma educação de qualidade, de modo que a democratização não seja um fim, mas sim um meio.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons