Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9139
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EdsonPaterraFranciscoJunior.pdf791,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLima, Erisevelton Silva-
dc.contributor.authorFrancisco Júnior, Edson Paterra-
dc.identifier.citationFRANCISCO JÚNIOR, Edson Paterra. O papel do gestor escolar na transição dos alunos do ensino fundamental – anos iniciais para o ensino fundamental – anos finais. 2014. 61 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.en
dc.description.abstractO tema deste estudo, o papel do Gestor no processo de transição dos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais para o Ensino Fundamental – Anos Finais, justifica-se pela importância de investigar e pesquisar assunto pontual devido às dificuldades que alguns alunos apresentam durante o início do ano letivo. Qual é o papel do gestor nesta transição? A metodologia baseou-se em pesquisas bibliográfica e de campo com aplicação de questionários e envolveu todos os segmentos escolares com a participação efetiva dos Gestores neste momento de adaptação e busca de novos saberes. A escola escolhida como objeto de análise e de estudo situa-se em Região Administrativa, distante 30 km da Capital Federal. O objetivo deste estudo foi analisar os comportamentos e dificuldades dos alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e iniciando uma nova etapa de ensino-aprendizagem nos Centros de Ensino Fundamental – Anos Finais. Baseamo-nos para o referencial teórico em autores, tais como Proença/Rosa, Vygotsky, Paulo Freire, Bervian/Cervo. Os dados revelaram que o compromisso do gestor escolar com a aprendizagem de todos é um fator imprescindível. Cabe ao Gestor ter compromisso com a aprendizagem de todos; ser dinâmico, flexível, ético, transparente, solidário, desempenhar o seu papel como mediador dos conflitos e motivador de todos os segmentos envolvidos. Compete, também, ao gestor, o ser articulador das ações, apresentar à comunidade escolar os princípios norteadores de sua gestão: participação, autonomia, pluralidade e transparência, organizando o ambiente escolar com respeito e a confiança de todos, com a finalidade de oferecer uma aprendizagem de qualidade. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe theme of this study, the role of the manager in the transition from elementary school students process - Early Years for Elementary School - Final Years, is justified by the importance of investigating and researching timely matter due to the difficulties that some students present during the early the school year. What is the role of the manager in this transition? The methodology was based on literature and field research with questionnaires and involved all school sectors with the effective participation of managers at this time of adaptation and search for new knowledge. The school chosen as the object of analysis and study is located in Administrative Region, distant 30 km from Capital Federal. The aim of this study was to analyze the behavior and difficulties of students who are completing the Elementary Education - Early Years and starting a new stage in the teaching-learning Centers Elementary School - Final Years. We rely on the theoretical framework for authors such as Proenca / Pink, Vygotsky, Paulo Freire, Bervian / Cervo. The data revealed that the commitment of the school manager with the learning of all is an essential factor. It is up to the manager to have the commitment to learning for all; be dynamic, flexible, ethical, transparent, supportive, play its role as a mediator of conflicts and motivating of all segments involved. Also incumbent upon the manager, be articulator actions, submit to the school community the guiding principles of his administration: participation, autonomy, plurality and transparency, organizing the school environment with respect and confidence of all with the purpose of offering a quality learning.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGestor escolar - competênciasen
dc.subject.keywordGestão escolaren
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.titleO papel do gestor escolar na transição dos alunos do ensino fundamental – anos iniciais para o ensino fundamental – anos finaisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-12-07T11:00:06Z-
dc.date.available2014-12-07T11:00:06Z-
dc.date.issued2014-12-07T11:00:06Z-
dc.date.submitted2014-07-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9139-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons