Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9121
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EmanuelaFloresLemos.pdf503,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência do gestor escolar no desempenho qualitativo dos alunos
Autor(es): Lemos, Emanuela Flores
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Aprendizagem - avaliação
Gestão escolar
Gestor escolar
Professores - formação continuada
Desempenho escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: LEMOS, Emanuela Flores. A influência do gestor escolar no desempenho qualitativo dos alunos. 2014. 38 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a influência do gestor no desempenho qualitativo dos alunos numa escola pública no Distrito Federal, e como objetivos específicos identificar a concepção de gestão e educação no Brasil; verificar a formação continuada do gestor escolar; mostrar a concepção de gestão e fracasso escolar; identificar fatores que favorecem e/ou dificultam a interação entre gestão e aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada no Centro do Saber (fictício), com o auxílio de um questionário, composto por questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado a alunos, professores, gestores e coordenadores pedagógicos da escola investigada. Os resultados da pesquisa demonstram que, na grande maioria, os alunos desta instituição de ensino não se sentem confortáveis com a gestão de sua escola, apresentando em suas respostas um comportamento de insatisfação e transferem a responsabilidade dos estudos aos professores e gestores. Os resultados revelam que a gestão deve andar em sintonia com todos os membros da escola; ser participativa; priorizar as atividades de cunho pedagógico; tentar com responsabilidade resolver os problemas cotidianos escolares e melhorar o processo. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study has as main objective to analyze the influence of the manager in the qualitative performance of students in public school, the Federal District, and identify specific objectives and design management education in Brazil; verify the continued training of school management; show the design management and school failure; identify factors that promote and / or hinder the interaction between management and student learning. The research took place in the Centre of Knowledge (fictional), was performed with the aid of a questionnaire containing open and closed questions, which was administered to students, teachers, administrators and coordinators of the school investigated. The survey results show that, in most cases, the students of this School and do not feel comfortable with managing your school, performing in their responses behavior of dissatisfaction and transfer the responsibility of the studies for teachers and managers. The results show that management should walk in step with all members of the school; be participatory; prioritize the activities of educational profile; trying to responsibly address the school everyday problems and improve the teaching-learning process.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons