Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lima, Erisevelton Silva | - |
dc.contributor.author | Lemos, Emanuela Flores | - |
dc.identifier.citation | LEMOS, Emanuela Flores. A influência do gestor escolar no desempenho qualitativo dos alunos. 2014. 38 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo analisar a influência do gestor no desempenho qualitativo dos alunos numa escola pública no Distrito Federal, e como objetivos específicos identificar a concepção de gestão e educação no Brasil; verificar a formação continuada do gestor escolar; mostrar a concepção de gestão e fracasso escolar; identificar fatores que favorecem e/ou dificultam a interação entre gestão e aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada no Centro do Saber (fictício), com o auxílio de um questionário, composto por questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado a alunos, professores, gestores e coordenadores pedagógicos da escola investigada. Os resultados da pesquisa demonstram que, na grande maioria, os alunos desta instituição de ensino não se sentem confortáveis com a gestão de sua escola, apresentando em suas respostas um comportamento de insatisfação e transferem a responsabilidade dos estudos aos professores e gestores. Os resultados revelam que a gestão deve andar em sintonia com todos os membros da escola; ser participativa; priorizar as atividades de cunho pedagógico; tentar com responsabilidade resolver os problemas cotidianos escolares e melhorar o processo. _________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | The present study has as main objective to analyze the influence of the manager in the qualitative performance of students in public school, the Federal District, and identify specific objectives and design management education in Brazil; verify the continued training of school management; show the design management and school failure; identify factors that promote and / or hinder the interaction between management and student learning. The research took place in the Centre of Knowledge (fictional), was performed with the aid of a questionnaire containing open and closed questions, which was administered to students, teachers, administrators and coordinators of the school investigated. The survey results show that, in most cases, the students of this School and do not feel comfortable with managing your school, performing in their responses behavior of dissatisfaction and transfer the responsibility of the studies for teachers and managers. The results show that management should walk in step with all members of the school; be participatory; prioritize the activities of educational profile; trying to responsibly address the school everyday problems and improve the teaching-learning process. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - avaliação | en |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | en |
dc.subject.keyword | Gestor escolar | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | en |
dc.subject.keyword | Desempenho escolar | en |
dc.title | A influência do gestor escolar no desempenho qualitativo dos alunos | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-12-04T19:40:25Z | - |
dc.date.available | 2014-12-04T19:40:25Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-04T19:40:25Z | - |
dc.date.submitted | 2014-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9121 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|