Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9117
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarluiMeloPereiraCavalcante.pdf542,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão escolar e as tecnologias digitais - as TIC no Centro de Educação Infantil 05 de Taguatinga
Autor(es): Cavalcante, Marluí Melo Pereira
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Gestão escolar
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: CAVALCANTE, Marluí Melo Pereira. Gestão escolar e as tecnologias digitais - as TIC no Centro de Educação Infantil 05 de Taguatinga. 2014. 47 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A introdução da Tecnologia de Informação no ambiente escolar tem sido um dos maiores desafios para os gestores. Eles esbarram na burocracia, na dificuldade em adquirir equipamentos e implementar espaços. Encontram ainda um obstáculo, na resistência dos docentes aos cursos de formação, fundamentais para a efetivação desses recursos. A modernidade faz com que cada vez mais estejamos atualizados e voltados para a utilização dos mais variados dispositivos tecnológicos, a fim de diversificar, dinamizar e corroborar para um aprendizado de forma prazerosa, visando estimular o desenvolvimento cognitivo, a partir da Educação Infantil. Esta pesquisa buscou averiguar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são implantadas, utilizadas e aprimoradas no Centro de Educação Infantil 05 de Taguatinga, analisando especificamente como estão sendo utilizadas nas atividades administrativas e pedagógicas e como recurso extracurricular e qual o nível de aceitação para criação de um Blog para acompanhamento das atividades da escola. Foram analisados os segmentos dos professores, assistentes administrativos e alunos. Os resultados obtidos contribuíram de forma bastante significativa, pois confirmaram que, a grande maioria concorda que o uso da tecnologia tende a contribuir para melhoria do aprendizado e também para a divulgação das atividades realizadas pela escola.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons