Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/911
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_SérgioTadeusdaSilvaBarros.pdf2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Simulação dos modos propagantes nos guias de ondas retangular e cilíndrico
Autor(es): Barros, Sérgio Tadeu da Silva
Orientador(es): Silva, Franklin da Costa
Assunto: Ondas eletromagnéticas
MATLAB (Programa de computador)
Eletromagnetismo
Teoria eletromagnética
Data de apresentação: 4-Jul-2007
Data de publicação: 11-Mar-2010
Referência: BARROS, Sérgio Tadeu da Silva. Simulação dos modos propagantes nos guias de ondas retangular e cilíndrico. 2007. 100 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O estudo visa representar os modos em guias de onda retangulares e cilíndricos, analisando o seu comportamento através da modelagem e de simulações, utilizando, para isso, os recursos do software MATLAB®. O objetivo principal é a implementação de um software que serve de ferramenta de auxílio ao ensino de eletromagnetismo. As visualizações destes modos possibilitam um aprendizado mais consistente e dinâmico, uma vez que as configurações mostradas na forma vetorial sedimentam a teoria de ondas guiadas nas estruturas retangulares e cilíndricas. Além disso, o Apêndice no final deste trabalho traz a descrição do programa em linguagem computacional, justamente para torná-lo aberto ao público de forma a ser modificado de acordo com a conveniência do usuário.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.07.TCC.911
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.