Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9097
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MiriamSilvestreLimeira.pdf892,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cinema, protagonismo e autonomia : caminhos para uma aprendizagem integral
Autor(es): Limeira, Míriam Silvestre
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Educação integral
Gestão escolar
Cinema
Formação critica
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: LIMEIRA, Míriam Silvestre. Cinema, protagonismo e autonomia: caminhos para uma aprendizagem integral. 2014. 71 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O papel de uma gestão escolar comprometida com a educação democrática é abrir-se para a comunidade, visando um espaço empenhado na formação integral do educando. Para tanto, a utilização do cinema como partícipe de uma educação emancipadora é uma das possibilidades para inclusão da comunidade neste ambiente. A pesquisa baseou-se na experiência desenvolvida em uma escola da rede pública de ensino localizada na cidade satélite de São Sebastião (Distrito Federal). Com trabalho direcionado à formação crítica, utilizou-se na escola obras cinematográficas para trabalhar o protagonismo e a autonomia entre os estudantes (em sua maioria fora da faixa etária, matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental) nas oficinas de educação integral. O espaço das atividades de educação integral foi escolhido como local para a instauração processual de um cineclube com o objetivo de trabalhar temas relacionados (primeiramente) ao protagonismo. Na pesquisa foram aplicados questionários, usados os registros de coordenação com os monitores da educação integral para o planejamento das atividades e a projeção de filmes temática sobre o protagonismo. Dessa forma, a pesquisa seguiu por dois caminhos: o trabalho com cinema entre estudantes na educação integral e o papel do gestor escolar na reorganização do espaço da instituição como facilitador para o fomento de atividades cineclubistas. Ao final deste primeiro semestre de atividades foi perceptível uma mudança no rendimento dos estudantes quanto à sua escrita, e o início do processo de implantação de atividades cineclubistas na escola (com perspectiva de ampliação de suas sessões).
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons