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dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes da-
dc.contributor.authorLimeira, Míriam Silvestre-
dc.identifier.citationLIMEIRA, Míriam Silvestre. Cinema, protagonismo e autonomia: caminhos para uma aprendizagem integral. 2014. 71 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.en
dc.description.abstractO papel de uma gestão escolar comprometida com a educação democrática é abrir-se para a comunidade, visando um espaço empenhado na formação integral do educando. Para tanto, a utilização do cinema como partícipe de uma educação emancipadora é uma das possibilidades para inclusão da comunidade neste ambiente. A pesquisa baseou-se na experiência desenvolvida em uma escola da rede pública de ensino localizada na cidade satélite de São Sebastião (Distrito Federal). Com trabalho direcionado à formação crítica, utilizou-se na escola obras cinematográficas para trabalhar o protagonismo e a autonomia entre os estudantes (em sua maioria fora da faixa etária, matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental) nas oficinas de educação integral. O espaço das atividades de educação integral foi escolhido como local para a instauração processual de um cineclube com o objetivo de trabalhar temas relacionados (primeiramente) ao protagonismo. Na pesquisa foram aplicados questionários, usados os registros de coordenação com os monitores da educação integral para o planejamento das atividades e a projeção de filmes temática sobre o protagonismo. Dessa forma, a pesquisa seguiu por dois caminhos: o trabalho com cinema entre estudantes na educação integral e o papel do gestor escolar na reorganização do espaço da instituição como facilitador para o fomento de atividades cineclubistas. Ao final deste primeiro semestre de atividades foi perceptível uma mudança no rendimento dos estudantes quanto à sua escrita, e o início do processo de implantação de atividades cineclubistas na escola (com perspectiva de ampliação de suas sessões).en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação integralen
dc.subject.keywordGestão escolaren
dc.subject.keywordCinemaen
dc.subject.keywordFormação criticaen
dc.titleCinema, protagonismo e autonomia : caminhos para uma aprendizagem integralen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-12-04T16:51:27Z-
dc.date.available2014-12-04T16:51:27Z-
dc.date.issued2014-12-04T16:51:27Z-
dc.date.submitted2014-07-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9097-
dc.language.isoPortuguêsen
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